Indicação clínica

Estudo PREVENT revela potencial do secucinumab no tratamento de espondilartrite axial não radiográfica

Segundo o maior estudo já realizado com o objetivo de avaliar a eficácia e segurança de um produto biológico em doentes com espondilartrite axial não radiográfica (EAx-nr), o secucinumab proporcionou uma melhoria significativa e sustentada nos sinais e sintomas da doença.

A EAx-nr é uma patologia dolorosa e debilitante que afeta 1,7 milhões de pessoas nos cinco principais países da UE e nos EUA. Contudo, como a EAx-nr está subdiagnosticada, com um atraso médio no diagnóstico de mais de sete anos.

“A espondilartrite axial pode ter um forte impacto na qualidade de vida e na capacidade de um doente realizar as atividades diárias. O estudo PREVENT demostrou a eficácia e segurança de secucinumab na espondilartrite axial não radiográfica, apresentando um alívio rápido e sustentado dos sinais e sintomas desta doença frequentemente dolorosa", disse Jürgen Braun, MD, professor de Reumatologia na Universidade Ruhr de Bochum na Alemanha, e investigador no programa de ensaios clínicos de secucinumab.

O ensaio PREVENT alcançou o seu objetivo primário, com o secucinumab a demonstrar 40% de melhoria nos critérios da Assessment of Spondyloarthritis International Society (resposta ASAS40) em doentes naíve a tratamentos biológicos na semana 16 e na semana 52, versus placebo (41,5% vs 29,2%: P<0,05 e 35,4% vs 19,9%: P<0,05, respetivamente, considerando o braço de tratamento com dose de carga de secucinumab). Os objetivos secundários que incluíam, entre outros, melhoria na dor, na mobilidade e qualidade de vida foram também alcançados e mantidos até à semana 52. O PREVENT demonstrou um perfil de segurança do secucinumab consistente com ensaios clínicos prévios, sem novos sinais de segurança reportados.

Os dados do PREVENT foram apresentados no e-Congresso Europeu Anual de Reumatologia de 2020, organizado pela European League Against Rheumatism (EULAR).

Na perspetiva de Elsa Sousa, Assistente Graduada de Reumatologia no Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar de Lisboa Norte e investigadora principal do estudo PREVENT em Portugal, estes são resultados positivos para os doentes com espondilartrite não radiográfica: “As espondilartrites são um grupo heterogéneo de patologias com mecanismos fisiopatológicos comuns, em que cada doente individualmente apresenta um espectro variável de manifestações clínicas e de resposta à terapêutica. Os doentes com espondilartrite não radiográfica irão inquestionavelmente beneficiar com a existência de uma nova terapêutica com um mecanismo de ação abrangente”. Para a investigadora, este passo “aumenta a probabilidade de conseguirmos um adequado controlo dos sintomas a longo prazo, para cada doente, individualmente, e globalmente para a população que sofre de espondilartrite”.

"Com estes novos dados e a recente aprovação europeia de secucinumab na espondilartrite axial não radiográfica, a primeira da sua classe, continuamos a construir o nosso legado no espectro da espondilartrite axial", disse Eric Hughes, diretor da Unidade de Desenvolvimento Global, Imunologia, Hepatologia e Dermatologia na Novartis. "Esta indicação demonstra uma vez mais o nosso compromisso de reinventar o tratamento para mais doentes".

O secucinumab é o primeiro inibidor da interleucina (IL)-17A totalmente humano indicado para doentes na Europa com EAx-nr e assente em cinco anos de dados clínicos que demonstram a segurança e eficácia a longo prazo na psoríase em placas moderada/grave (PsO), artrite psoriática (PsA) e espondilite anquilosante (EA).

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock