Investigação

Estudo indica que tempo médio de incubação do novo coronavírus pode ser superior a cinco dias

Segundo um novo estudo, publicado, na passada sexta-feira, na revista científica Science Advances, período médio de incubação da covid-19 (tempo após o qual uma pessoa infetada começa a apresentar sintomas) pode chegar a 8 dias. Estimativas anteriores apontavam para um período de incubação de 4 a 5 dias.

O método do novo estudo é fundamentado numa base de dados pública de datas de infeção. Os cientistas identificaram indivíduos pré-sintomáticos e monitorizaram-nos até à manifestação dos primeiros sinais de Covid-19, lê-se no resumo da publicação.

Ao utilizarem uma nova abordagem, os investigadores calcularam que o período médio de incubação era de 7,75 dias. Além disso, 10% dos doentes chegaram a apresentar um período de incubação de cerca de 14,28 dias.

De acordo com os autores do estudo, estes resultados devem preocupar as autoridades sanitárias, já que neste momento é esse o tempo recomendado de quarentena.

Segundo a equipa de investigação, as estimativas anteriores e que indicava um período de incubação que não ultrapassava os 5 dias, basearam-se em “pequenas amostras”, “dados limitados” e “autorrelatos que poderiam ser enviesados pela memória ou julgamento do paciente ou entrevistador”.

Paraestimar os períodos de incubação ,o atual estudo utilizou uma abordagem de baixo custo, que foi aplicada a 1084 casos confirmados de covid-19 que tinham viajado ou residido em Wuhan.

 

Fonte: 
Executive Digest
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock