Novos dados

Estudo descobre que reforço da Comirnaty pode ser dado com a vacina pneumocócica da Pfizer

A Pfizer apresentou na quarta-feira resultados positivos para um estudo da Fase III que avalia a coadministração da sua vacina COVID-19 Comirnaty e a sua vacina pneumocócica de 20 valentes Prevnar 20 em adultos mais velhos. "Estes novos dados de segurança e imunogenicidade fornecem mais evidências que suportam o potencial de administrar [ambas as vacinas] ao mesmo tempo, reduzindo assim o número de consultas que os adultos fazem no consultório médico ou farmácia para imunização recomendada", disse Kathrin Jansen, chefe de I&D da vacina da Pfizer.

O estudo, que teve início em maio do ano passado, inscreveu 570 adultos com 65 ou mais anos que foram recrutados a partir do ensaio de fase III de avaliação da Comirnaty. A Pfizer observou que antes de entrarem no estudo de coadministração, os participantes tinham recebido a segunda dose da Comirnaty pelo menos seis meses antes.

De acordo com os resultados de primeira linha, as respostas provocadas pela Prevnar 20 para todos os 20 serótipos eram semelhantes, independentemente de a vacina ter sido administrada com placebo ou juntamente com uma dose de Comirnaty. O mesmo aconteceu com as respostas provocadas por uma dose de Comirnaty, quando dada com um placebo ou coadministrada com a vacina pneumocócica. A Pfizer disse que a coadministração da Prevnar 20 com a Comirnaty "geralmente refletia" o perfil de segurança visto com um reforço da vacina do coronavírus. A Pfizer diz que procurará apresentar e publicar resultados detalhados do julgamento numa data futura.

A Pfizer é parceira da Comirnaty com a BioNTech. Entretanto, a Pfizer obteve a aprovação dos EUA para a Prevnar 20 no ano passado para prevenir doenças invasoras e pneumonia causada por 20 serótipos de streptococcus pneumoniae em adultos, e recentemente obteve um parecer positivo para a mesma indicação por um painel da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Segundo a Pfizer, os estudos fundamentais da vacina conjugada pneumocócica devem ser lidos no segundo semestre de 2022 e, se for positivo, constituirão a base de submissões regulamentares nos EUA e na Europa ainda este ano.

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock