Métodos de ensino desatualizados e fraco investimento na digitalização da Saúde

Estudantes criticam qualidade da Formação Médica ministrada em Portugal

O subfinanciamento dos recursos das escolas médicas, a pressão pelo aumento do numerus clausus, novas escolas e escassez de recursos humanos, a violação dos direitos fundamentais de reserva, privacidade e maleficência da pessoa doente, os métodos de ensino desatualizados, a ausência de investimento na digitalização da Saúde e, por último, os problemas de Saúde Mental observados junto da comunidade estudantil foram as principais preocupações levantadas por mais de 900 estudantes que aderiram, nos meses de março e abril, à iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) “A tua voz. O teu diagnóstico” que pretendia avaliar a qualidade da formação médica ministrada em Portugal.

Com o propósito de dignificar e valorizar as necessidades identificadas pelos estudantes e também pela comunidade académica, a ANEM sistematizou os problemas identificados na “Vinheta do Estudante” e pretende agora entregar, em audiência, o manifesto à Ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. “Pedimos uma audiência à Senhora Ministra porque queremos contribuir ativamente para melhorar a formação médica ministrada em Portugal. O nosso intuito não é apenas apontar críticas, mas também propor soluções. Infelizmente ainda não conseguimos obter uma resposta por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, afirmou o Presidente da ANEM, Vasco Cremon de Lemos.

Para dar resposta às preocupações dos estudantes no que diz respeito à qualidade da formação médica realizada em Portugal, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina elencou um conjunto de soluções, como adequar as políticas de financiamento público de forma a garantir infraestruturas adequadas e os recursos humanos concordantes com o número de estudantes existente nas instituições; Investir em incentivos para fixar o corpo docente e integrá-lo em modelos de carreira competitivos que valorizem a componente académica, a par com a clínica ou com a investigação.

Por outro lado, garantir um modelo de não aumento do numerus clausus, promovendo a sua redução progressiva através da atribuição de uma maior autonomia às Escolas Médicas para definir ingressos, tendo por base um planeamento nacional de recursos humanos em medicina e assegurar que o tratamento, a qualidade dos cuidados prestados e a perceção da pessoa doente não são negativamente afetados pelo contacto com um número elevado de intervenientes.

Melhorar e garantir a acessibilidade de toda a comunidade estudantil aos cuidados de Saúde Mental e promover a Saúde nas instituições de Ensino Superior, de forma integrada e colaborativa com o Ministério e estruturas associativas da área da Saúde, é outra das sugestões apresentadas.

Fonte: 
F5C - First Five Consulting
Nota: 
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