SNS

Estratégia para implementação da Medicina de Precisão em Portugal será apresentada em Lisboa

A medicina de precisão vai estar em destaque no próximo dia 11 de dezembro, no Auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa, com a apresentação da “Agenda Estratégica para o Futuro da Medicina de Precisão em Portugal”, uma iniciativa da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio institucional da Ordem dos Médicos e o apoio técnico da EY.

À semelhança do que se verifica em vários países dentro e fora da Europa, Portugal deve definir uma estratégia de implementação da medicina de precisão, um conceito que olha para as especificidades de cada doente, permitindo melhorar a rapidez e eficácia dos diagnósticos, evitando a prescrição de terapêuticas desnecessárias, ineficazes e dispendiosas. O que se traduz, a nível económico, numa utilização racional e eficiente dos recursos disponíveis, diminuindo o desperdício e custos associados a tratamentos ineficazes e respetivos efeitos secundários. As vantagens a nível social são também evidentes, aumentando-se o bem-estar dos doentes.

Os desafios que se colocam ao sistema de saúde nacional, assim como a melhor forma de implementar esta estratégia vão ser apresentados, em forma de uma agenda estratégica que, mais do que a definição de objetivos aponta um caminho para tornar a medicina de precisão uma realidade em Portugal.

Para aceder à agenda siga o link: https://apah.pt/pec-events/agenda-estrategica-para-o-futuro-da-medicina-de-precisao-em-portugal/

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock