Profissionais das áreas de Imagem Médica e Radioterapia e Medicina Dentária

ESTeSC-IPC lança primeiro curso em Proteção e Segurança Radiológica aprovado pela APA

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra vai lecionar o primeiro curso português de Formação em Proteção e Segurança Radiológica, no domínio das atividades médicas, direcionado para profissionais de Imagem Médica e Radioterapia e Medicina Dentária. A formação – até aqui inexistente no país – foi aprovada pela Agência Portuguesa do Ambiente, em junho passado.

A conclusão, com aproveitamento, deste curso confere acesso ao Nível 2 de qualificação profissional em proteção radiológica e ao cargo de Responsável pela Proteção Radiológica, conforme a legislação. “Quer os profissionais das áreas de Imagem Médica e Radioterapia, quer os de Medicina Dentária irão obter o certificado que lhes permitirá cumprir o requisito legal, à semelhança do que já existe em outros países europeus, e assim melhor promover as boas práticas de proteção radiológica” explica Joana Santos que, com Francisco Alves, coordena o curso. Até aqui, “não existia, em Portugal, solução para este nível e esta área de formação”, acrescenta, realçando o carácter pioneiro da iniciativa.

Recorde-se que a Unidade Científico Pedagógica de Imagem Médica e Radioterapia da ESTeSC é, desde 2017, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como Centro Colaborador para a Proteção Radiológica e Saúde. Além de ter como missão a promoção do reforço da formação dos profissionais, conta com docentes com um vasto currículo e experiência na área da Proteção Radiológica.

Nesta primeira fase, a ESTeSC-IPC vai avançar com duas especializações do Curso de Formação em Proteção e Segurança Radiológica: uma direcionada para licenciados em Imagem Médica e Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia ou Radioterapia e outra para licenciados em Medicina Dentária, sendo os conteúdos programáticos ajustados à especificidade profissional de cada área.

As aulas têm início previsto para novembro, em regime misto, decorrendo aos sábados. As candidaturas estão abertas até 22 de outubro, em www.estescoimbra.pt .

 

Fonte: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock