Cuidar da saúde mental e bem-estar emocional dos estudantes

ESTeSC-IPC lança Plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional

Em resposta às consequências académicas e sociais da pandemia COVID-19, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) acaba de lançar um Plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional (PRARE).

O documento estabelece linhas orientadoras para o reforço das competências práticas dos alunos dos cursos de licenciatura da Escola e apresenta uma série de iniciativas com vista ao fortalecimento da saúde mental e bem-estar emocional dos estudantes. “Minimizar o impacto da pandemia sobre a componente letiva e reestabelecer níveis de vinculação entre a comunidade académica é o objetivo central do Plano”, explica o presidente da ESTeSC-IPC, João José Joaquim.

No que respeita à componente letiva, e depois de “analisadas as diferentes variáveis – como as medidas de segurança implementadas, a testagem em massa à comunidade, os dados epidemiológicos da COVID-19 e os níveis de vacinação – considerou-se o momento para reforçar as atividades de carácter presencial”, descreve o dirigente. Assim, o PRARE sintetiza, para cada curso, quais as unidades curriculares e conteúdos programáticos cujo ensino é necessário reforçar, calendarizando a reposição das aulas presenciais para os meses de junho, julho e setembro.

A intervenção a nível psicossocial é garantida, de forma articulada, pelo Gabinete de Apoio ao Estudante do Politécnico de Coimbra (SAS-IPC), Projeto Educação pelos Pares e Associação de Estudantes. No PRARE são elencados os apoios já à disposição dos alunos – como as consultas de psicologia online e presencial dos SAS-IPC ou as iniciativas “Peer2Peer” e “Kit Selfcare” do Projeto Educação pelos Pares, tendo em vista a promoção da integração académica, da solidariedade e do autocuidado – e apresentados os projetos a desenvolver nos próximos meses.

Destaque para a criação da Linha de Apoio Interpares - LAIp, uma linha telefónica de atendimento, sinalização e encaminhamento de estudantes da ESTeSC-IPC com problemas que possam comprometer um desenvolvimento pessoal e académico saudáveis.

O funcionamento da LAIp será garantido por estudantes voluntários (após formação pelos profissionais da rede ConVidaMental, em colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses), sob supervisão de uma docente.

Fonte: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay