Gratuito e acessível por smartphone

ESTeSC-IPC desenvolve aplicação que permite fazer treino auditivo com telemóvel

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) desenvolveu, em parceria, uma aplicação de treino auditivo, gratuita e acessível através de smartphone, que permite que qualquer individuo (sozinho ou acompanhado por um profissional de saúde) treine a sua audição para melhorar a perceção em ambiente ruidoso.

Através de um jogo com dez níveis, em que a dificuldade de perceção da palavra vai crescendo devido ao aumento da intensidade do ruído, a aplicação permite treinar o ouvido para melhorar a compreensão de palavras em ambientes adversos. Disponível para download nas plataformas Google e iOS, a ferramenta foi apresentada a investigadores e profissionais de saúde no passado sábado, num workshop do congresso Annual Meeting, promovido pela ESTeSC-IPC.

“Esta é uma ferramenta fundamental para o profissional de saúde que trabalha com treino auditivo”, afirma a docente da licenciatura em Audiologia e coordenadora do projeto na ESTeSC, Margarida Serrano, explicando que a aplicação deverá ser utilizada “a partir do momento em que há sinais de dificuldade de entendimento do discurso em ambientes adversos”.

A dificuldade em perceber no ruido é uma das principais queixas em relação à audição, sendo um problema que se agrava com a idade – quando a velocidade de processamento cognitivo diminui ou começa a haver perda de audição. Na aplicação, o utilizador ouve uma palavra ou uma pseudopalavra (em português europeu) tendo, depois, de identificar essa mesma palavra/pseudopalavra entre as duas opções escritas propostas. As palavras apresentadas são pares mínimos que diferem, por exemplo, apenas numa vogal ou numa oclusiva (chama/tama; sapo/lapo, etc). Os resultados mostram que a melhoria de perceção adquirida com a utilização da aplicação se repercute no dia a dia dos utilizadores.

Esta ferramenta foi desenvolvida no âmbito do Projeto EVOLLU - “Experiências Auditivas Melhoradas”, financiado pelo programa Centro 2020, e que tem como parceiros a empresa Evollu, o Institute of Systems and Robotics, o Center for Informatics and Systems da Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria. O processo de investigação e validação audiológica da plataforma foi liderado pela ESTeSC-IPC.

No âmbito do mesmo projeto, foi também lançada, no ano passado, uma outra aplicação, que possibilita a realização de testes auditivos através do smartphone.

Fonte: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra