Sessões pretendem capacitar os cuidadores informais, numa iniciativa do projeto CaregIVR

ESSATLA e associação APOIO “cuidam” dos cuidadores informais

Cuidar de quem cuida, ao dotar os cuidadores informais de ferramentas, conhecimentos e metodologias que melhorem a sua qualidade de vida e, consequentemente, o bem-estar daqueles que estão a seu cargo. Este é um dos objetivos do ciclo de sessões para cuidadores informais, organizado pela ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica, em parceria com a APOIO – Associação de Solidariedade Social. A iniciativa conta com três sessões que vão decorrer em Algés, no Fórum-Apoio, e que estão integradas no projeto CaregIVR – uma iniciativa europeia dedicada ao apoio e capacitação de cuidadores informais, coordenada pela ESSATLA. A iniciativa arranca já amanhã, com a primeira sessão, estando as restantes agendadas para os dias 16 e 23 de abril.

O primeiro momento do ciclo terá como tópico orientador “Ginásio para a mente, estratégias de autoestimulação cognitiva” e pretende sensibilizar os cuidadores informais para a importância de se manterem ativos e mentalmente saudáveis. A importância de manter o equilíbrio emocional dos cuidadores será explorada no dia 16 de abril, naquela que é a segunda sessão do ciclo, apresentando como tema “Regulação Emocional, um olhar para cuidar de quem cuida”. Finalmente, e porque é de extraordinária importância garantir também o bem-estar físico destas pessoas, de forma a assegurar não só a sua saúde, mas também a prestação com qualidade dos cuidados, a última sessão (no dia 23 de abril) tem como mote “Cuidar de Quem Cuida: Promover o bem-estar físico e prevenção de lesões”.

Um projeto de investigação dedicado aos que cuidam

Durante este ciclo de sessões, a ESSATLA vai também apresentar o projeto CaregIVR, que teve início em novembro de 2023 e que, ao longo de 36 meses, tem como objetivo perceber quais as principais dificuldades dos cuidadores informais de doentes pós AVC (Acidente Vascular Cerebral), assim como prestar apoio e promover a literacia acerca das doenças cardiovasculares. A realidade virtual é uma aliada do projeto, permitindo criar simulações dos desafios experienciados por aqueles que necessitam de cuidado, melhorando assim a preparação dos cuidadores.

O projeto pretende ainda investigar e analisar a incidência de AVC em Portugal, Itália, Polónia, Espanha e Ucrânia, países parceiros do projeto, nos quais esta é uma das principais causas de morte e incapacidade. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 1,4 milhões de cuidadores informais, que desempenham um papel fundamental no apoio a pessoas que o necessitam devido a diversas causas, entre elas as doenças cerebrovasculares. O acesso a serviços de reabilitação e serviços de saúde é também potenciado com a presença de prestadores de cuidados, pelo que a capacitação e apoio deste grupo de cuidadores permitirá uma melhoria nos cuidados do doente, assim como um melhor estilo de vida para ambas as partes. 

As três sessões que vão ser ministradas em abril não têm nenhum custo associado, tendo uma capacidade máxima de 30 participantes. As inscrições são obrigatórias e podem ser realizadas por e-mail ([email protected]) ou através de contacto telefónico (214 177 186). Sublinhe-se que os interessados podem participar apenas numa das sessões disponíveis, pelo que devem escolher a que mais se adequa às suas necessidades ou interesses. 

 
Fonte: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica