Peritos em cirurgias minimamente invasivas no tratamento de doenças cardíacas congénitas

Especialistas europeus em Cardiologia Veterinária trataram mais um caso de estenose pulmonar

Recentemente, uma equipa experiente de especialistas europeus em Cardiologia Veterinária do AniCura Atlântico Hospital Veterinário tratou, com sucesso, mais um caso de estenose pulmonar num cachorro, uma doença cardíaca congénita que se caracteriza por uma malformação da válvula pulmonar, causando o seu estreitamento, o que provoca a obstrução do fluxo de sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar.

As patologias cardíacas congénitas são malformações no coração ou nos grandes vasos adjacentes, causadas por alterações em determinadas fases do desenvolvimento embrionário do coração. Estas malformações podem ocasionar o aparecimento de sinais clínicos graves logo nos primeiros meses e anos de vida ou, dependendo da malformação, apenas na fase adulta. Entre as doenças cardíacas congénitas caninas mais comuns encontram-se a estenose pulmonar e aórtica, defeitos de septo interventricular e interatrial, ducto arterioso persistente, displasia valvular tricúspide e mitral.

No caso mais recente, um cachorro Staffordshire Terrier, após a deteção de um sopro assintomático, o recurso à ecografia permitiu detetar uma estenose pulmonar com uma pressão severa no ventrículo direito e com arritmias ventriculares devido a hipoxia e fibrose do miocárdio. “Para melhorar tempo e qualidade de vida futura, procedeu-se ao tratamento recomendado nestes casos, uma valvuloplastia de balão, realizada no AniCura Atlântico Hospital Veterinário”, recorda . João Neves, especialista europeu em Cardiologia Veterinária deste hospital.

A cirurgia foi bem-sucedida e sem registo de complicações e permitiu diminuir a severidade da doença de severa a ligeira, o que significa que “o paciente vai, à partida, ter uma vida normal”, acrescenta. 

“Os casos mais severos de estenose pulmonar podem ser assintomáticos, mas, com a progressão da doença, os pacientes têm tendência para desmaios e intolerância ao exercício físico. Em casos já muito avançados, pode desenvolver-se uma acumulação de líquido no abdómen (ascite). Os casos severos têm, geralmente, um tempo de vida significativamente mais curto e em alguns casos pode haver morte súbita”, alerta Brigite Pedro, especialista europeia em Cardiologia Veterinária do AniCura Atlântico Hospital Veterinário.

O tratamento dos casos severos, e de alguns casos moderados, passa por dilatar a válvula por cateterismo cardíaco para aumentar qualidade e tempo de vida.  A cirurgia por cateterismo cardíaco é uma cirurgia minimamente invasiva, já que não implica abrir o coração, mas a introdução de cateteres por uma veia do pescoço até ao coração. Um desses cateteres tem um balão vazio que é colocado ao nível da válvula pulmonar estreita e, ao ser inflado, permite dilatar a válvula, possibilitando a passagem do sangue mais facilmente. O cateter com o balão é removido do coração e a pele é fechada com entre 3 a 4 pontos.

Recorda João Neves que, “mesmo com as cirurgias em casos mais avançados e arriscados registamos uma taxa de complicações muito baixa e taxas de sucesso muito elevadas”.  Por norma, também o pós-operatório em casa “é simples e decorre com bastante normalidade”.

Sendo um procedimento que envolve alguns riscos e possíveis complicações, deve ser realizado por especialistas em Cardiologia com bastante experiência para minimizar as possíveis complicações. A equipa da Dr. Brigite Pedro e do Dr. João Neves soma diversas cirurgias deste tipo no Reino Unido e, desde 2022 em Portugal, no Serviço de Cardiologia do AniCura Atlântico Hospital Veterinário, “a taxa de sucesso destas cirurgias é, atualmente, de 100%, sem qualquer registo de complicações maiores”. O Dr. João Neves realça também que, “apesar de termos sempre dois especialistas a operar, o sucesso depende de uma equipa de anestesia e enfermagem, muito bem oleada e preparada para possíveis imprevistos que possam ocorrer durante os procedimentos”.

Mesmo tendo em conta o maior risco em algumas raças, as doenças cardíacas congénitas podem ser encontradas em diversos graus em todas as raças de cães e gatos, incluindo animais sem raça definida.

Os sintomas podem variar de acordo com a patologia, mas entre os sinais mais comuns estão os sopros, um ruído anormal do sangue detetado na auscultação cardíaca que, em alguns casos, podem ser detetados pelo próprio cuidador ao tocar no peito do seu animal de companhia. É fundamental que os cuidadores estejam atentos a este e outros sinais, como atrasos no crescimento, dificuldade em respirar, intolerância ao exercício e desmaios. Consultas periódicas ao médico veterinário permitem a deteção atempada destas patologias e o início de um tratamento adequado.

A estenose pulmonar é apenas uma das doenças congénitas que pode ser operada no Serviço de Cardiologia do AniCura Atlântico Hospital Veterinário, sendo ductos arterioso persistente, estenose sub-aórtica, CorTriatriatum dexter, e defeitos de septo, outras doenças congénitas que podem ser corrigidas, dependo do caso.

Fonte: 
AniCura Ibéria
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay