2.ª edição da APIC Focus Meeting

Especialistas discutem papel da desnervação renal no controlo da hipertensão arterial

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai realizar a segunda edição da APIC Focus Meeting, no dia 25 de setembro, na sede da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em Lisboa. O encontro será subordinado ao tema “Sharing Experiences on Renal Denervation”, tendo como objetivo promover o debate clínico sobre a crescente relevância da desnervação renal no tratamento da hipertensão arterial resistente.

“A APIC Focus Meeting é uma oportunidade única para promover atualização científica, partilha de experiências e debate sobre a utilização da utilização desta técnica em Portugal. Trata-se de uma reunião concebida para ser interativa, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e ideias, entre participantes e oradores. Pretendemos, assim, reforçar o caráter multidisciplinar, essencial para otimizar o diagnóstico, a seleção e o seguimento dos doentes e melhorar o tratamento da hipertensão arterial, o fator de risco mais prevalente e com maior impacto cardiovascular no mundo”, explica Joana Delgado Silva, presidente da APIC.

E acrescenta: “A desnervação renal é, atualmente, uma das inovações mais relevantes no tratamento da hipertensão arterial. Nos últimos anos, a evidência científica tem demonstrado a sua eficácia e segurança, tornando-a uma opção adicional para doentes, cuja tensão arterial permanece elevada apesar de tratamento otimizado”.

A segunda edição da APIC Focus Meeting 2025 conta com a participação da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) e destina-se a profissionais de saúde interessados em aprofundar os seus conhecimentos na área da desnervação renal e o seu potencial, incluindo cardiologistas de intervenção, cardiologistas clínicos, internistas, nefrologistas, especialistas em hipertensão, médicos de Medicina Geral e Familiar, técnicos de Cardiologia, enfermeiros, entre outros.

Para mais informações consulte o site: https://www.apic.pt/apic-focus-meeting/

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.