Desafios dos próximos meses

Especialistas debatem hoje plano do SNS para os próximos meses

Vários especialistas da academia e da ciência estão hoje reunidos no Auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde com o objetivo de preparar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para os desafios dos próximos meses.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, deu as boas-vindas ao grupo na sessão de abertura.

No âmbito das medidas implementadas para estabilizar a situação da pandemia Covid-19 em Portugal, é importante agora adaptar o sistema de saúde para o outono/inverno e definir uma estratégia integrada para o SNS.

Nos próximos meses, o sistema de saúde irá enfrentar um esperado aumento da procura de cuidados de saúde, decorrente da sazonalidade das infeções respiratórias causadas pela gripe e outros agentes respiratórios. Este período será, este ano, acrescido das exigências impostas pela Covid-19 e antecipação de um eventual aumento da atividade epidémica.

Nesse sentido, importa definir uma estratégia que permita uma adequada preparação e reposta do Serviço Nacional de Saúde. Atendendo ao nível de incerteza desta nova doença, a discussão técnica promovida por peritos de reconhecido mérito é uma boa metodologia para gerar consensos alargados e adaptados às realidades regionais e locais.

A sessão será encerrada pelo Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock