Webinar promovido pela Universidade de Coimbra

Especialistas analisam o impacto da COVID-19 nas IPSS

“O Impacto da COVID-19 nas IPSS: Lições para o futuro” é o tema de um webinar que vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, pelas 21h30m, reunindo Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e seus utentes, famílias, profissionais de saúde e investigadores.

Promovido pela Universidade de Coimbra (UC), através do Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) e do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), em colaboração com parceiros de IPSS, este webinar pretende contribuir para o desenvolvimento de respostas na comunidade, na «sequência do impacto que o confinamento teve nas respostas sociais, com consequências profundas nos cidadãos com necessidades especiais», afirma o neurocientista da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Miguel Castelo-Branco.

“Pretendemos ajudar a delinear caminhos para o futuro, através do contributo dos diversos parceiros com responsabilidade social. Em particular serão discutidas as possibilidades que as novas tecnologias trazem para melhorar as respostas que podem ser disponibilizadas às IPSS”, adianta.

A iniciativa realiza-se no âmbito dos projetos de investigação COVMIND – centrado no impacto da Covid-19 na saúde mental e na identificação de novas estratégias de intervenção – e COVDATA – focado em ciência dos dados e no acompanhamento através de plataformas remotas de monitorização e tele-reabilitação em contexto da pandemia, ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e coordenados por Miguel Castelo-Branco.

O webinar pode ser acompanhado através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85976301522 e o programa está disponível em: https://www.uc.pt/en/uid/cibit/ScienceSociety/WebinarCovMind.

 

Fonte: 
Universidade de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay