Rede de Ação HPV

Especialista do IPO Porto lidera rede para erradicar HPV na Europa

O Coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral, do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto), foi eleito Copresidente da HPV Action Network (Rede de Ação HPV), um grupo de trabalho europeu que pretende, até 2030, implementar estratégias eficazes para eliminar todos os cancros causados pelo vírus do papiloma humano (HPV).

O cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais frequente na mulher em todo o mundo, é a doença mais relevante associada à infeção por HPV, embora também já seja «um importante fator de risco para o cancro de cabeça e pescoço, especialmente na região da orofaringe», explica Rui Medeiros, em comunicado enviado à Lusa, no dia 29 de junho.

As políticas de prevenção e a regulamentação do acesso ao rastreio são as maiores prioridades do grupo de trabalho – HPV Action Network, que pretende efetivar recomendações europeias padronizadas.

Pretende-se desenvolver políticas de saúde que ofereçam um acesso equitativo à vacinação, triagem, tratamento e literacia para a saúde em todos os países da Europa.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay