Enfermagem em Emergências

ESEnfC premeia alunos com curso de suporte avançado de vida no adulto

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra premiou 24 dos seus melhores alunos na disciplina de Enfermagem em Emergências (4º ano da licenciatura) com um curso de Suporte Avançado de Vida no Adulto.

Orientado por professores do Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação (GPFAIR), estrutura pertencente à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que realiza formação acreditada pelo Conselho Português de Ressuscitação, este curso de dois dias, que hoje termina, decorreu no Centro de Simulação de Práticas Clínicas da ESEnfC.

Entre outros objetivos, o curso visa aprofundar conhecimentos e competências necessários à identificação de situações de doença suscetíveis de ameaçar a vida humana, capacitar para a tomada de decisões com vista à prevenção da paragem cardiorrespiratória numa pessoa gravemente doente, reanimar a pessoa em situação de paragem cardiorrespiratória e prestar cuidados de qualidade pós-reanimação, de forma a minimizar sequelas. Paralelamente, com o curso de Suporte Avançado de Vida no Adulto estimula-se a formação em liderança de equipa em contexto de primeiros socorros e de reanimação.

Luís Paiva, Luís Oliveira, Pedro Sousa, Rui Baptista, Rui Gonçalves e Verónica Coutinho (na foto com os formandos) foram os docentes responsáveis pela formação.

Em funcionamento desde 2006, o GPFAIR colabora com outras instituições na elaboração e implementação de projetos relacionados com os primeiros socorros e reanimação. A investigação na área das urgências/emergências, dos primeiros socorros e da reanimação constitui outro propósito deste Grupo.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.