Seminário Internacional

ESEnfC organiza seminário “Violência nas relações de intimidade nos adolescentes”

“Violência nas relações de intimidade nos adolescentes” é o título do seminário internacional que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, no próximo dia 25 de novembro – instalações do Polo B, em S. Martinho do Bispo –, e que reunirá profissionais de áreas como a saúde, a psicologia, as ciências da educação e a justiça.

Evidenciar a importância de conhecer o fenómeno da violência nas relações de intimidade, partilhar os resultados da investigação dos diferentes países e identificar possibilidades de intervenção promotoras de relações de intimidade saudáveis em adolescentes, aos diferentes níveis de prevenção, constituem os principais objetivos deste seminário, que tem início às 9h00, com as intervenções dos professores da ESEnfC, Conceição Alegre de Sá e Armando Silva.

Segue-se, de imediato (9h30), a conferência “Violência nas relações de intimidade nos adolescentes: reflexos de um mundo em mudança?”, a proferir pelo especialista em medicina legal César Santos, atualmente a exercer funções no Gabinete Médico-Legal e Forense Médio Tejo (Tomar).

Ainda no período da manhã, será possível assistir à mesa-redonda “Violência nas relações de intimidade em adolescentes - A dimensão do problema” (a partir das 11h00), para a qual foram convidados os especialistas Cristina Vieira (professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), Maria Del Mar Pastor Bravo, Universidade de Múrcia (professora na Faculdade de Enfermagem da Universidade de Múrcia) e Fernando Prata Andrade, (juiz no Tribunal de Execução de Penas de Coimbra).

“Violência nas relações de intimidade em adolescentes em diferentes países - um fenómeno transversal?” (14h00) e “Namoro - Da violência ao respeito: estratégias de intervenção” (15h30) são os títulos dos painéis da tarde, que contarão com as intervenções de professores e investigadores de instituições de ensino superior portuguesas (ESEnfC e Instituto Politécnico de Leiria), de Espanha (Universidade de Múrcia) e do Brasil (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo).

O evento, que assinala também o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), termina com o lançamento da monografia “Violência nas relações de intimidade envolvendo adolescentes à luz de género e geração - Estudo multicêntrico luso-hispano-brasileiro-cabo-verdiano”, editado pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, que é acolhida pela ESEnfC.

A obra, coordenada pelas professoras Maria Neto da Cruz Leitão, Maria Isabel Domingues Fernandes (ambas da ESEnfC, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) e Florentina Pina-Roche (Faculdade de Enfermagem da Universidade de Múrcia), será apresentada pela Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes.

O seminário internacional “Violência nas relações de intimidade nos adolescentes” é organizado pelo projeto da ESEnfC, (O)Usar & Ser Laço Branco, que procura contribuir para informar, sensibilizar e educar jovens através dos seus pares, para prevenirem e combaterem a violência exercida diretamente sobre as mulheres, especialmente no contexto das relações de intimidade, sejam elas conjugais ou equiparadas.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock