Oferta formativa

ESEnfC oferece dois mestrados em Enfermagem Comunitária e um em Saúde Mental

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) inicia, já em outubro, três cursos de mestrado com novos planos curriculares: dois em Enfermagem Comunitária (na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar) e um em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

O curso de mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública tem destina-se à formação de enfermeiros para a intervenção especializada junto das comunidades, focalizada na promoção da saúde, na gestão do risco, na prevenção da doença e de acidentes, nos cuidados de (re)adaptação e de suporte.

“Enfermagem, Conceção e Profissionalidade”, “Investigação Prática Baseada na Evidência”, “Gestão de Pessoas, Cuidados e Qualidade”, “Ética e Deontologia”, “Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública”, “Políticas de Saúde e Governação clínica em Cuidados de Saúde Primários” e “Epidemiologia e Bioestatística” são as unidades curriculares do 1º semestre.

Já do 2º semestre fazem parte as cadeiras “Literacia e promoção da saúde”, “Planeamento em Saúde”, “Saúde Escolar”, “Prática Clínica de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública” e uma de quatro opções: “Enfermagem Familiar”, “Enfermagem do Trabalho”, “Enfermagem e Diversidade cultural /Multiculturalidade”, ou “Cuidados Continuados em Cuidados de Saúde Primários”.

Por sua vez, o curso de mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Familiar tem como finalidade a formação de enfermeiros com vista à intervenção especializada junto das famílias ao longo do ciclo vital, ao nível da prevenção primária, secundária e terciária.

“Enfermagem, Conceção e Profissionalidade”, “Investigação Prática Baseada na Evidência”, “Referenciais Sociopolíticos e Epistemológicos em Enfermagem de Saúde Familiar”, “Modelos e Técnicas de Avaliação e de Intervenção Familiar”, Família como Unidade de Cuidados e Promoção e Vigilância da Saúde Familiar são as unidades curriculares do 1º semestre.

No 2º semestre, os estudantes terão as cadeiras “Gestão de Pessoas, Cuidados e Qualidade”, “Ética e Deontologia”, “Comunicação e Interação em Contextos de Saúde Familiar”, “Famílias em Situações de Saúde Complexas”, “Prática Clínica de Enfermagem de Saúde Familiar”.

Finalmente, o curso de mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica apresenta, como unidades curriculares do 1º semestre, as disciplinas “Enfermagem, Conceção e Profissionalidade”, “Investigação Prática Baseada na Evidência”, “Gestão de Pessoas, Cuidados e Qualidade”, “Ética e Deontologia”, “Neuropsicopatologia”, “Fundamentos de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”, “Avaliação em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica” e “Desenvolvimento Pessoal e Comunicação terapêutica”.

Fazem parte do 2º semestre as cadeiras “Modelos e Intervenções Terapêuticas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”, “Enfermagem de Saúde Mental ao Longo do Ciclo Vital” e “Intervenções de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em Diferentes Contextos”, bem como um “Estágio de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”.

Em todos estes cursos de mestrado, o 3º e último semestre está reservado para uma de três opções – estágio com relatório, trabalho de projeto ou dissertação –, sendo que o estágio com relatório é condição para o reconhecimento pelo órgão regulador da profissão, Ordem dos Enfermeiros, do título profissional de especialista. O período de candidaturas termina no dia 8 de setembro.

Mais informações podem ser obtidas no sítio da ESEnfC na Internet, em www.esenfc.pt (menu Estudar/Cursos/Mestrados), ou junto dos Serviços Académicos da instituição ([email protected])

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)