MulticulturalCare

ESEnfC lidera projeto europeu de formação para o atendimento adequado a migrantes e refugiados

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a liderar um projeto financiado pela Comissão Europeia que visa a educação de estudantes de enfermagem europeus para intervirem em contextos multiculturais complexos, capacitando os futuros profissionais para o atendimento adequado a migrantes, refugiados e populações em contextos culturais diversos.

MulticulturalCare - Educating students through innovative learning methods to intervene in multicultural complex contexts é o título deste projeto apoiado pelo programa Erasmus+ (setor do Ensino Superior - KA203), com uma subvenção de cerca de 312 mil euros, e que tem a coordenação de Ana Paula Monteiro.

O projeto, com duração de 24 meses, envolve profissionais de mais duas instituições de ensino superior europeias – UC Limburg (Bélgica) e Universidad de Castilla - La Mancha (Espanha) –, peritos nas áreas de enfermagem, psicologia, sociologia, antropologia e ciências da saúde.

De acordo com a equipa da ESEnfC, «o projeto pretende dar resposta a uma necessidade crescente no espaço europeu, de formar profissionais de saúde com competências para prestar cuidados de saúde culturalmente sensíveis e congruentes, através de um modelo de formação transnacional».

A Organização Mundial da Saúde enfatiza a importância da inclusão social de migrantes, refugiados e requerentes de asilo, reforçando as necessidades de desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde em contextos multiculturais.

Daí que as instituições de ensino superior das áreas de saúde devam integrar nos planos curriculares dos cursos métodos de aprendizagem de atendimento a estes públicos, para que os alunos estejam preparados para o futuro e atuem como embaixadores em ambientes clínicos que se esforçam para fornecer cuidados de qualidade.

Além das recomendações clínicas de boas práticas nesta área, o modelo MulticulturalCare será composto por uma dimensão pedagógica, para estimular os estudantes de enfermagem a pensarem criticamente sobre as realidades que os rodeiam. O que será possível através de cenários de simulação sobre a temática, que serão disponibilizados gratuitamente aos alunos, professores e enfermeiros, em formato de e-book, como ferramenta didática de aprendizagem.

Fazem, ainda, parte da equipa da ESEnfC no projeto MulticulturalCare, Ana Paula Camarneiro, Beatriz Xavier e Luísa Teixeira Santos.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)