Dia Mundial do Ambiente

ESEnfC convida organizações da cidade para a 4º edição “Mondego limpo tem mais encanto”

Acontece no próximo domingo (5 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, em Coimbra, a 4ª edição da iniciativa de voluntariado ambiental “Mondego limpo tem mais encanto”.

Com início pelas 9h30, e até cerca das 12h30, voluntários da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com a colaboração de outros cidadãos e parceiros institucionais, farão uma ação de limpeza do rio Mondego (onde sempre se acumulam plásticos, garrafas de vidro, máscaras e outros desperdícios desagradáveis), numa extensão entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês.

Com o ponto de encontro marcado para o Coimbra Stand Up Paddle/Centro Náutico, no Choupalinho (margem esquerda), a iniciativa começa com ritmos afro-latinos (10h00), trazidos pela Tribo da Dança (Centro Norton de Matos), seguindo-se a limpeza, a pé ou em prancha de paddle, das margens e do leito do rio que nasce na Serra da Estrela.

Durante o dia, haverá outras atividades paralelas, como uma ação para “Promoção de uma exposição solar segura”, dinamizada pelo projeto des.Liga - Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa contra o Cancro, que conta com a participação de estudantes voluntários da ESEnfC.

Já no Museu da Água de Coimbra (Parque Dr. Manuel Braga, na margem direita), às 11h00, haverá jogos tradicionais portugueses e brasileiros, dirigidos a crianças, com animação da equipa educativa da Recortar Palavras e do músico Alex Lima.

São parceiros da iniciativa “Mondego limpo tem mais encanto”, promovida pelo Gabinete de Apoio ao Voluntariado da ESEnfC, a Escola Universitária Vasco da Gama, o clube Coimbra Stand Up Paddle, a Tribo da Dança, o projeto des.Liga, a empesa municipal Águas de Coimbra e a Associação de Estudantes da ESEnfC.

A participação no evento é gratuita, sendo necessária inscrição (no formulário online disponível em https://forms.gle/EaNk91TbpUi3KWL3A).

A ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, que representa a vontade de cumprir «um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caraterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana». É, ainda, membro da Rede Campus Sustentável e da Rede de Voluntariado do Ensino Superior, sendo uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)