Webinar

ESEnfC convida enfermeiros de sucesso a falarem sobre a construção do «próprio percurso profissional»

Os enfermeiros e antigos alunos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Joana Sá e Hugo Raimundo, intervêm, amanhã, no webinar “Construir o próprio percurso profissional” que a ESEnfC organiza, a partir das 15h00, para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra nesta data.

Joana Sá é enfermeira diretora do Comité Internacional da Cruz Vermelha (Genebra), onde trabalha desde 2011, desenvolvendo missões de cirurgia de guerra – passou pelo Paquistão, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Palestina, Líbano, Iémen, Afeganistão, Coreia do Norte, Venezuela e Honduras. Antes, exerceu atividade no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Coimbra – Hospital dos Covões (entre 2009 e 2013). Tendo começado a trabalhar no Hospital da Ordem Terceira (Lisboa), justamente no serviço de cirurgia, Joana Sá passou, ainda, pelo Hospital Fernando da Fonseca (Amadora), onde desempenhou funções no serviço de neurologia e, simultaneamente, pelo Hospital da Luz, no serviço de internamento médico-cirúrgico.

Licenciada em Enfermagem pela ESEnfC, pós-graduada em Enfermagem em Emergência Pré-Hospitalar (Escola de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias) e em Saúde Global (pela Universidade de Manchester, Reino Unido), frequenta, desde 2020, o mestrado em Saúde Internacional pelo Swiss Tropical Public Health Institute, em Basileia (Suíça).

Por sua vez, Hugo Alexandre Raimundo, licenciado e mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, é enfermeiro diretor do Hospital da Luz Coimbra. Foi, anteriormente, adjunto da Direção de Enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), gestor da qualidade e auditor interno de sistemas de gestão da qualidade na mesma instituição de saúde. Foi, também, consultor internacional de prevenção e controlo de infeção da Organização Mundial de Saúde (Genebra) e avaliador externo para a certificação de unidades de saúde (ACSA/Direção-Geral da Saúde).

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) definiu como tema de 2021 para a celebração do Dia Internacional do Enfermeiro a inscrição “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar - Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”.

Através deste webinar, a ESEnfC dá voz a dois enfermeiros que se têm destacado pela inovação e pela diferença nos respetivos percursos profissionais, transformando a saúde e a vida das pessoas, bem como às suas perspetivas sobre os desafios futuros que a enfermagem enfrenta e os contributos que a profissão poderá oferecer para a saúde global.

O webinar “Construir o próprio percurso profissional” decorre, amanhã, às 15h00, sendo transmitido em direto, no Facebook e no YouTube da ESEnfC.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)