Encontro Nacional realiza-se dia 8 de novembro

ESEnfC analisa desafios para capacitar cuidadores informais no cuidado a pessoas com demência

A saúde e bem-estar dos cidadãos que prestam cuidados permanentes ou regulares a pessoas em situação de dependência, bem como os desafios na formação de profissionais que os habilitem para um melhor desempenho desta atividade, são assuntos em debate, no próximo dia 8 de novembro, no Encontro Nacional “Cuidadores Informais: Capacitar, para cuidar de pessoas com demência", organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Nesta iniciativa, a ter lugar no Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Santo António dos Olivais), serão, também, apresentados projetos que envolvem cuidadores informais de pessoas com demência.

Para a sessão de abertura do encontro (09h30), foram convidados a intervir António Fernando Amaral (Presidente da ESEnfC), Rosa Melo (professora da ESEnfC e coordenadora do projeto “Cuidadores informais: capacitar para cuidar de pessoas com demência”), Luís Filipe Barreira (vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros), Rosa Reis Marques (presidente da Administração Regional de Saúde do Centro), José Manuel Silva (presidente da Câmara Municipal de Coimbra) e Francisco Rodeiro (presidente da Junta da Freguesia de Santo António dos Olivais).

Segue-se o primeiro painel do dia, intitulado “Formação e Investigação em cuidadores informais”. Manuel Lopes (Universidade de Évora) falará sobre “Atualidade e futuro da Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados”, enquanto Odete Araújo (Universidade do Minho) se centrará no tema “Desafios na formação dos profissionais”. Por sua vez, Gabriela Lopes (Gabinete de Qualidade e Segurança do Doente, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) abordará a “Saúde e bem-estar dos cuidadores informais” e Anabela Corino (Unidade de Cuidados na Comunidade Torre de Sinos, em Miranda do Corvo) relatará uma «experiência vivenciada como profissional e cuidador».

Pelas 11h30, será a vez de Manuel Oliveira, coordenador da equipa coordenadora regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, pela ARS do Centro, proferir a conferência "Capacitação psicoeducacional de cuidadores informais de pessoas com demência dependentes no autocuidado".

Já no período da tarde, serão apresentados “Práticas e projetos em cuidadores informais de pessoas com demência”, título do segundo painel (14h30 - 16h30), com a participação das enfermeiras coordenadoras da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Oliveira do Bairro e da UCC Norton de Matos, Miriam Ferreira e Clara Lopes, que falarão, respetivamente, sobre os projetos “(In)formar para Cuidar” e “Alzh´AMIGO”.

Neste mesmo painel, intervirão as presidentes da Direção da Delegação Centro da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer - Alzheimer Portugal, Isabel Maria Simões Pinto Gonçalves, e da Associação Nacional de Cuidadores Informais, Liliana Chaves Gonçalves.

O encontro termina com a assinatura de protocolos com instituições parceiras (16h30), com vista ao desenvolvimento de boas práticas neste campo de atuação.

 

 

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay