Projeto “Escovar na Escola”

Escolas vão receber 100 mil kits de saúde oral

As escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo vão, mais uma vez, receber 100 mil kits de higiene oral para distribuir pelos alunos do jardim de infância e do 1.º Ciclo. O projeto surge no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) da Direção-Geral da Saúde (DGS) e integra-se no Projeto SOBE+ (Saúde Oral Bibliotecas Escolares).

De acordo com a DGS, podem concorrer a este projeto todas as instituições escolares da rede pública, privada e social. Basta que apresentem um projeto de promoção da saúde oral que inclua a escovagem diária dos dentes, realizada em ambiente escolar, e em parceria com unidades de saúde do SNS (equipas de saúde oral e/ou saúde escolar).

Ao abrigo do projeto, que promove a escovagem dos dentes nos jardins-de-infância e nas escolas, já foram disponibilizados mais de um milhão de kits, segundo o balanço da autoridade de saúde.

Ainda no âmbito do Projeto SOBE+, está disponível, em formato digital, o livro “O meu espelho da saúde oral”, da autoria de Miguel Lopes Oliveira. O livro, disponível em SOBE+ e também nas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, convida a uma autoavaliação da sua saúde oral, dando ainda a conhecer as doenças orais e as suas consequências e apresentando propostas de boas práticas em saúde. 

O Projeto SOBE+, desenvolvido em parceria pela DGS, Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), tem disponibilizado às bibliotecas da RBE vários materiais lúdico-pedagógicos (livros, filmes, jogos, músicas e outros). 

 

 

 

 

 

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock