Para desenvolvimento da investigação na área da Fisiologia Clínica

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa recebe dispositivo único para diagnóstico de doenças cardíacas e do sono

Os alunos e docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL), vão poder adquirir capacidades de utilização de um dispositivo inovador que permite o diagnóstico de arritmias cardíacas e de apneias respiratórias, em simultâneo. Este equipamento vai ser doado pela empresa MicroPort CRM, que tem como objetivo apoiar a formação dos futuros licenciados em Fisiologia Clínica e promover a realização de investigação nesta área.

É uma mais-valia para a ESTeSL ter à sua disposição um equipamento com estas características, permitindo-nos potenciar a resposta naqueles que são os três eixos principais da sua missão: o ensino, a investigação e os serviços à comunidade”, afirma Joana Belo, professora adjunta de Fisiologia Clínica na ESTeSL.

E acrescenta: “Este equipamento possibilitará aos estudantes a aquisição de competências ao nível da identificação de eventos através da poligrafia e da tecnologia de Holter, aumentando as oportunidades de aprendizagem na componente de prática-laboratorial. Adicionalmente, permitirá o contacto com uma tecnologia inovadora e desenhada para o diagnóstico simultâneo da síndrome de apneia do sono e de arritmias cardíacas.”

Este dispositivo tem capacidade de Holter, para deteção de arritmias cardíacas, e de Polígrafo, para deteção de apneias respiratórias. A sua capacidade de diagnóstico simultâneo permite uma otimização de recursos, uma vez que é possível a realização de dois exames num único período de utilização; e ainda perceber a interação entre patologias do foro cardiológico, como, as arritmias cardíacas, e do foro respiratório/sono, como é o caso da síndrome de apneia do sono.

Existe uma forte relação entre as arritmias cardíacas, nomeadamente a fibrilhação auricular (FA) e a apneia do sono, estimando-se que 62% FA apresentam apneia obstrutiva do sono (SAOS). Uma abordagem combinada demonstrou melhorar significativamente a eficácia do tratamento da FA, pelo que todos os doentes com FA deveriam ser avaliados relativamente à existência de SAOS.

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay