Candidaturas até 15 de agosto

Escola Nacional de Saúde Pública promove curso em “Avaliação Económica para HTA”

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa tem a decorrer, até dia 15 de agosto, as candidaturas ao Curso “Avaliação Económica para HTA”, uma formação de curta duração, que tem como objetivo dotar os participantes do conhecimento fundamental para compreender a necessidade, o potencial e as principais metodologias de Avaliação Económica em Saúde em sede de Avaliação das Tecnologias da Saúde.

Desenhada por um grupo de peritos nacionais com reconhecidas competências científicas, esta formação tem como destinatários investigadores, profissionais de saúde, profissionais com responsabilidade de decisão na área da saúde, em particular no que concerne a tecnologias da saúde, e profissionais da indústria farmacêutica.

“A avaliação económica é uma área científica de suporte à decisão com uma longa tradição em Portugal, desde a sua utilização na avaliação de novas terapêuticas para motivos de financiamento pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), no fim dos anos 90. A ENSP tem sido precursora neste campo, tanto em termos de desenvolvimentos de metodologias, de aplicações práticas no apoio à decisão no âmbito do SNS, e no ensino da matéria a várias gerações de alunos. É uma área transversal que requer competências em termos da ciência económica, estatística, saúde pública e epidemiologia, áreas nas quais a ENSP se tem destacado ao nível nacional”, escreve a organização.

Esta formação tem como “dotar os participantes do conhecimento fundamental para compreender a necessidade, o potencial e as principais metodologias de Avaliação Económica em Saúde em sede de Avaliação das Tecnologias da Saúde, esperando-se que, no final, “os alunos tenham capacidade de compreender, analisar criticamente e interpretar estudos de avaliação económica, e de identificar as principais dimensões a incluir no desenho de um estudo de avaliação económica.

Para mais informações, consulta a página: https://www.ensp.unl.pt/cursos/cursos-de-curta-duracao/avaliacao-economica-para-hta/

 

Fonte: 
Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa