Evento

Escola de Enfermagem de Coimbra debate políticas para a sustentabilidade das famílias

XIII Encontro do Dia Internacional da Família, amanhã, por videoconferência, é coorganizado pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar.

Dois temas principais vão nortear o XIII Encontro do Dia Internacional da Família que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar, amanhã (15 de maio), e que, nesta edição, conta com a parceria da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar (SPESF): “A família como unidade de cuidados: perspetiva multidisciplinar” e “Políticas para a sustentabilidade da saúde familiar”.

A sessão de abertura decorre pelas 10h30, com as intervenções da Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, da presidente da SPESF, Maria Henriqueta Figueiredo, da presidente da Mesa da Assembleia Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Ana Paula Morais, e dos presidentes do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Pedagógico da ESEnfC, respetivamente Paulo Queirós e Rogério Rodrigues.

A partir das 11h30, falarão sobre “A família como unidade de cuidados: perspetiva multidisciplinar”, Marlene Lebreiro (enfermeira de Família do ACES Porto Ocidental), João Rodrigues (médico de Medicina Geral e Familiar do ACES Baixo Mondego), Silvana Marques (enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária na UCC do ACES Baixo Vouga), Liliana Conceição (psicóloga clínica do ACES Alto Tâmega e Barroso) e Ana Sofia Jesus (assistente social do ACES Pinhal Litoral).

Já no período da tarde (14h30), e para discutirem “Políticas para a sustentabilidade da saúde familiar”, foram convidados a diretora da Segurança Social do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Manuela Veloso, a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, a presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos Enfermeiros, Clarisse Louro, a coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica (UCP) de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária (da ESEnfC), Clarinda Cruzeiro, e a presidente da SPESF, Maria Henriqueta Figueiredo.

A sessão de encerramento está prevista para as 17h30, com a presença da presidente da Mesa da Assembleia Geral da SPESF, Manuela Ferreira, e do coordenador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, João Apóstolo.

O Dia Internacional da Família é celebrado, anualmente, a 15 de maio, por proclamação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, através da Resolução nº 47/237, de 20 de setembro de 1993, que pretendeu realçar os direitos e responsabilidades das famílias e alertar para as questões económicas, sociais e demográficas que influenciam a sustentabilidade familiar e social.

«As alterações políticas, demográficas e tecnológicas da sociedade, originaram mudanças na estrutura e configuração familiar que conduziram a novas necessidades de saúde. Novos desafios foram colocados aos profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários, pelo seu contributo na promoção da saúde familiar, enquanto sistema evolutivo e transformativo», sublinham as entidades organizadoras do encontro.

Por outro lado, notam os promotores da iniciativa, «a pandemia por COVID-19 impeliu as famílias, de forma imprevisível, a manterem um (re)equilíbrio entre a manutenção do seu funcionamento e a capacidade de darem respostas às necessidades individuais dos seus membros».

Mais informações sobre o XIII Encontro do Dia Internacional da Família estão disponíveis no endereço do evento na Internet (www.esenfc.pt/event/XIIIdiainternacionaldafamilia), ou podem ser solicitadas para o e-mail [email protected].

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)