Em janeiro

Escola de Enfermagem de Coimbra com nova pós-graduação em cuidados paliativos

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) inicia, em janeiro de 2022, um novo curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos, que visa contribuir para capacitar os enfermeiros na tomada de decisão clínica e na conceção dos cuidados dirigidos a pessoas com doença grave ou incurável.

Conhecer a filosofia e organização dos cuidados paliativos, desenvolver conhecimento e capacidades de resposta integrada nos processos de saúde/doença da pessoa e família em situação paliativa, conhecer as necessidades e os recursos da família para o exercício do papel de cuidador familiar e capacitar para o uso de estratégias de comunicação ajustadas às pessoas em situação paliativa são os objetivos gerais desta formação. Que compreendem, ainda, a capacitação para o diagnóstico e intervenção nos processos de perda e luto em contexto paliativo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, «os cuidados paliativos são atualmente reconhecidos como uma parte integrante dos cuidados de saúde», constituindo «uma abordagem orientada para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e suas famílias que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável com prognóstico limitado, e/ou doença grave, que ameaça a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento com recurso à identificação precoce, avaliação adequada e tratamento efetivo da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais», refere a coordenação deste curso da ESEnfC.

Ainda segundo os docentes que asseguram o planeamento e desenvolvimento curriculares desta formação pós-graduada, «o plano estratégico para o desenvolvimento dos cuidados paliativos (2019), em Portugal, é explícito na referência à escassez de profissionais de saúde “com formação teórica avançada e prática em CP” atendendo ao número crescente de pessoas com necessidades paliativas».

 Este novo curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos segue as orientações da Ordem dos Enfermeiros para a formação pós-graduada e para o desenvolvimento de competências nesta área de cuidados.

Os interessados em preencher uma das 20 vagas disponíveis podem fazer a candidatura online até ao dia 26 de novembro de 2021.

Mais informações (é importante a consulta prévia do edital) estão disponíveis no sítio da ESEnfC na Internet.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)