Equipas portuguesas vencem final EIT Jumpstarter nas áreas de saúde e energia
Este programa, promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um organismo da União Europeia, decorre durante sete meses, onde os participantes devem identificar e validar o melhor modelo de negócio para as suas ideias inovadoras baseadas na ciência, com o objetivo de transformar estas ideias em startups prontas para entrar no mercado. Este ano, a iniciativa recebeu 600 candidaturas, das quais 180 foram selecionadas para a formação, e destas, foram escolhidas as 49 melhores equipas para competir em Budapeste, divididas em 9 categorias, que abrangeram vários setores, desde o alimentar até ao energético.
Em cada categoria foram selecionados três vencedores, que receberam coletivamente prémios no valor de 150.000€. Na categoria EIT Health, a equipa portuguesa BIOCHIP-PATHFINDER foi a grande vencedora, que competiu com a WellscanPro, do Kosovo e a NexThera Tech, também de Portugal.
O BIOCHIP-PATHFINDER é o primeiro laboratório plasmónico em chip orientado por IA alguma vez descrito, um dispositivo inovador de diagnóstico no local de prestação de cuidados, que pretende responder à urgente necessidade de detetar de forma rápida e eficaz a RAM (resistência antimicrobiana) que, anualmente, contribui para cerca de 5 milhões de mortes. Este sistema de deteção tudo-em-um é uma ferramenta de diagnóstico ultra-rápida, precisa, portátil, automatizada, acessível e fácil de utilizar, baseada em fenótipos, que irá apoiar a prescrição de antibióticos em tempo real, permitindo reduzir a disseminação da infeção e contribuindo para diminuir as taxas de mortalidade.
Na categoria EIT InnoEnergy, a equipa StoreNow conquistou o primeiro lugar, tendo competido com as equipas Deltasort, da Croácia, e Rehemp, da Sérvia. A StoreNow é uma plataforma digital que faz a ligação entre os proprietários de habitações interessados em instalar sistemas de armazenamento de bateria e as empresas ou instaladores que oferecem soluções de energia renovável. Através da plataforma, os utilizadores podem avaliar rapidamente o desempenho económico, técnico e ambiental das principais opções de armazenamento, sem a necessidade de recorrer a consultores externos.
Entre as 49 equipas que chegaram à final de Budapeste, encontrava-se também a equipa portuguesa Wonky Wonders, empresa de snacks, que competiu na categoria EIT Food.
Piotr Boulange, representante do programa EIT Jumpstarter, referiu que “O número de startups estabelecidas em países não ocidentais através de programas como o EIT Jumpstarter está a aumentar todos os anos, e muitas empresas que participaram em edições anteriores já atingiram avaliações multimilionárias. Este facto é particularmente importante para colmatar o défice de financiamento no ecossistema europeu de inovação. O programa ajuda a criar novos empregos, traz novas competências e estimula o empreendedorismo na região.”
O representante do programa mencionou ainda que “Considerando que cada euro investido no programa gera 30 euros de financiamento externo para novas empresas, o EIT Jumpstarter é um verdadeiro trampolim para fundadores talentosos.”
A próxima edição do programa terá início em janeiro, mas as pré-inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas aqui. Em 2025, o EIT Jumpstarter prevê um apoio adicional aos talentos dos Balcãs Ocidentais e da Ucrânia e um novo prémio para reconhecer a melhor startup recém-criada na região mediterrânica e nas regiões ultraperiféricas da União Europeia.
Desde 2017, o programa EIT Jumpstarter já formou 1.180 talentos, o que levou à criação de 124 novas startups e 2.100 novos postos de trabalho nos países considerados inovadores emergentes e moderados, de acordo com o Painel Europeu da Inovação. Estas startups atraíram ao todo 150 milhões de euros de investimento externo até à data. O EIT Jumpstarter está aberto a mais de 22 países e regiões e é liderado pelo EIT Health, com o apoio do EIT Food, EIT InnoEnergy, EIT Manufacturing, EIT RawMaterials, EIT Urban Mobility e EIT Culture & Creativity.