Regime Ambulatório

Equipas de apoio domiciliário chegam ao Alentejo para acompanhar a doença mental grave

A criação das três primeiras equipas de apoio domiciliário do Alentejo na área da saúde mental foi formalizada este sábado, em Castelo de Vide (Portalegre), no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.

A cerimónia de assinatura de contratos para equipas de apoio domiciliário de cuidados continuados integrados de saúde mental no Alentejo contou com a presença das Coordenadoras da Comissão Nacional de Coordenação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Purificação Gandra e Cristina Caetano, e com a exibição de uma mensagem, em vídeo, da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Na sua intervenção, Marta Temido sublinhou que estas três Equipas de Apoio Domiciliário “são respostas que permitem o acompanhamento em regime ambulatório, a pessoas com doença mental grave, estabilizadas clinicamente, de forma a maximizar a autonomia através de um programa integrado”, sendo a “melhor resposta reabilitativa e a de maior satisfação dos utentes, famílias, comunidades e sociedade”.

Estes contratos envolvem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, o Instituto de Segurança Social, através dos Centros Distritais de Portalegre, Évora e Beja, e três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mais precisamente o Lar de S. Salvador da Aramenha (Marvão), a Associação de Amigos da Criança e da Família – “Chão dos Meninos” (Évora) e a Santa Casa da Misericórdia de Beja.

As parcerias têm como objetivo a criação de três equipas de Apoio Domiciliário, duas dirigidas a pessoas adultas e uma dirigida a crianças e adolescentes, que prestarão cuidados continuados integrados de saúde mental no domicílio de utentes com estas necessidades.

Estas respostas fazem parte da RNCCI e constituem as três primeiras experiências-piloto na área da saúde mental da região Alentejo.

De acordo com a ARS do Alentejo, as equipas vão abranger utentes adultos dos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Beja, assim como crianças e adolescentes do concelho de Évora.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock