Criar tecnologia para ‘o bem’

Equipa portuguesa cria app de sensibilização para o cancro na África do Sul

Iniciativa da OutSystems ‘Build for the Future Hackathon’ desafiou a comunidade de developers e ecossistema de parceiros para um hackathon com o objetivo de apoiar três organizações sem fins lucrativos. A equipa portuguesa Everis Social Reload foi uma das três vencedoras, com a construção de uma aplicação intuitiva e visualmente apelativa com componentes de gamificação para o Centre for Community Technologies, que visa sensibilizar para o cancro na África do Sul.

Quinze equipas de developers de empresas como a Deloitte, Noesis, entre outras, juntaram-se para a criação de um software que possa fazer a diferença nas organizações sem fins lucrativos Zer0hunger, Strength United e o Nelson Mandela University Centre for Community Technologies.

O júri, composto por representantes da AWS, Intellyx e outros, selecionou as equipas vencedoras, onde se destaca a equipa portuguesa Everis Social Reload, que criou uma aplicação intuitiva e visualmente apelativa com componentes de gamificação para o Centre for Community Technologies, que atua na sensibilização para o cancro na África do Sul.

Sabendo que a população de regiões rurais tende a ignorar as informações existentes e a concentrar-se nos medos comuns, a equipa Portuguesa Everis Social Reload desenvolveu uma aplicação que ajuda a esclarecer e informar sobre o cancro, promovendo a consciencialização para esta doença e incentivando a adoção de comportamentos preventivos e diagnóstico precoce. Para garantir que a app também alcança comunidades rurais que não têm o mesmo acesso à Internet, e dada a diversidade de idiomas do país, a equipa incluiu recursos offline e opções em vários idiomas. A aplicação inclui componentes animados que exemplificam como os utilizadores podem examinar os seus corpos e procurar sintomas tangíveis.

A equipa PhoenixDX Champions, da Austrália, propôs uma solução para a associação Zer0hunger, que necessitava de encontrar uma forma eficiente de entregar comida a quem mais necessita na Malásia. A solução desenvolvida visou a criação de uma app que conectasse pessoas que pretendiam ajudar quem precisasse de ajuda de uma forma muito direta e fácil. Intitulada de ‘Digital Samaritan’ a solução permitirá que a Zer0hunger dimensione o seu apoio sem aumentar os custos, levantando doações, apoiando mais pessoas necessitadas, otimizando a logística inerente ao processo de entrega de alimentos e diminuindo o tempo necessário para chegar às pessoas que solicitam ajuda.

O ‘Digital Samaritan’ irá funcionar nas versões desktop e mobile, com suporte multilíngue e integração com o login do Facebook. A integração com mapas irá mostrar os locais onde há pessoas necessitadas e acionar os parceiros mais próximos que podem entregar alimentos. A equipa americana Drakkar PayItBack criou uma solução para ajudar a Strength United no apoio a vítimas de abuso infantil, violência doméstica e abuso sexual. A app criada pode ser utilizada por diversos tipos de utilizadores: as vítimas podem pedir ajuda, mas também outras pessoas podem indicar pessoas que necessitam de ajuda. A app também pode ser usada por voluntários que pretendam apoiar a Strength United e os sobreviventes, além de uma gestão simples de inscrições e triagem de candidatos. Os utilizadores podem utilizar um recurso de chat e entrar em contacto direto com a linha telefónica de apoio da Strength United, além do ‘botão de pânico’ que podem usar caso seja necessário. Esta solução destaca-se por ter sido cuidadosamente pensada de forma a oferecer recursos de apoio sem ser intrusiva.

“É certo que a tecnologia está na vanguarda do progresso humano." afirma Gonçalo Gaiolas, VP of Product da OutSystems. “Este hackathon mostra como uma pequena comunidade de developers pode criar a diferença, e como uma plataforma pode dar a cada organização o poder de inovar através do software.”, adiciona ainda.

Fonte: 
Corpcom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay