Reaproveitamento das folhas de mirtilo para gerar biomassa

Equipa liderada por docente da ESTeSC-IPC vence concurso “From Linear to Circular Ideas”

O projeto BB RELeaf, liderado por Sofia Viana, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), venceu o 1º prémio do Concurso de Ideias de Economia Circular “From Linear to Circular Ideas”. O reaproveitamento das folhas de mirtilo – consideradas um desperdício agrícola – para gerar biomassas com aplicação nas indústrias alimentar e nutracêutica está na base desta ideia inovadora.

O objetivo passa por “converter resíduos agrícolas em novos ativos de valor acrescentado, otimizando o rendimento de recursos naturais, fomentando circuitos de retorno e facilitando a transição para sistemas que exponenciem a bioeconomia circular”, explica Sofia Viana que, além de docente da ESTeSC-IPC, é investigadora integrada no Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research da Universidade de Coimbra. Os ensaios pré-clínicos realizados pela equipa BB RELeaf (que integra o projeto “Biomassa inovadora da folha senescente do mirtilo: convertendo resíduos em recursos nutracêuticos sustentáveis de valor acrescentado”) demonstram os benefícios funcionais das biomassas geradas a partir das folhas de mirtilo, cuja aplicação poderá ser possível em três segmentos de mercado: como aditivo antioxidantes de base natural; como ingrediente funcional para rações animais superiores; e como suplemento nutracêutico.

A ideia é que a participação no concurso “From Linear to Circular Ideas” sirva de alavanca para a abertura do projeto ao mercado. “O objetivo do concurso é fomentar a transferência de conhecimento da academia para a sociedade, através do estreitamento de relações com o tecido empresarial das equipas cujos projetos foram considerados mais inovadores, disruptivos e com potencial de acrescentar valor. É esta agora a expectativa”, assume Sofia Viana.

Promovido pela Rede Campus Sustentável, o concurso “From Linear to Circular Ideas” – que se realizou este ano pela primeira vez –  contou com 144 participantes, de mais de 20 Instituições do Ensino Superior português e brasileiro.

 

 

Fonte: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC)