Estudo será debatido no Congresso Internacional da UNIPRO

Equipa internacional identifica fumo passivo como um fator de risco para o cancro oral

O II Congresso Internacional da Unidade de Investigação UNIPRO, do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), realiza-se a 1 de 2 de junho, no Museu de Penafiel.

Este encontro científico reúne especialistas como Saman Warnakulasuriya, que tem colaborado com a Organização Mundial da Saúde na identificação de agentes carcinogéneos responsáveis pelo cancro oral. O professor do King’s College identificou recentemente o fumo passivo como um fator que aumenta em 51% o risco de desenvolver cancro oral. Estudo, realizado por uma equipa internacional que inclui investigadores portugueses do IUCS, será um dos temas abordados durante o congresso da UNIPRO.

Victor Lloro, membro do Space Generation Advisory Council, abordará a relevância das investigações aeroespaciais para criar mecanismos que evitam a contaminação cruzada nas clínicas dentárias.

O congresso apresenta um programa vasto, que abordará também soluções técnicas para outras patologias relacionadas com a saúde oral. Uma delas é a BlueStain, uma citologia desenvolvida por Fernando Ferreira, da CESPU Diagnóstico, para identificação precisa de carcinomas orais. Os potenciais da impressão 3D, que permite dar escala ao fabrico de tecidos, serão apresentados por James Hoying, representante da Advanced Solutions Life Sciences.

A manhã do segundo dia é dedicada ao cancro oral. Esta secção do Congresso UNIPRO é promovida em conjunto com o Center on Oral Cancer, da Organização Mundial de Saúde. Contará com palestras de Juan Soane, da Universidade de Santiago de Compostela, que falará sobre como minimizar os atrasos na identificação do cancro oral e de Alexander Ross Kerra, da Universidade de Nova Iorque, sobre como pode a inteligência artificial ajudar ao diagnóstico desta patologia. 

 

Fonte: 
WLP Communications and Public Affairs
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay