Implantes de condução óssea transcutâneos ativos

Equipa de Coimbra realiza a implantação de um novo tipo de implantes auditivos

A equipa de Implantes auditivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou pela primeira vez, esta semana, a implantação de um novo tipo de implantes auditivos em dois doentes que aguardavam em lista de espera a aplicação deste método de reabilitação para a surdez.

Segundo a informação avançada pelo Centro Hospitalar, enquanto os implantes cocleares fazem uma estimulação do ouvido interno e se destinam a surdos profundos, os implantes de condução óssea transcutâneos ativos fazem estimulação do ouvido médio, fazendo uma cobertura de outro tipo de deficiência auditiva.

A intervenção cirúrgica decorreu sem incidentes e teve lugar na Unidade de Implantes Cocleares do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) do CHUC, a funcionar no Hospital Geral.

De acordo com o Diretor do Serviço de ORL, Luís Filipe Silva, “foi dado mais um passo na concretização do desejo que há anos move a equipa de implantes auditivos do CHUC de dar resposta terapêutica a todas as situações de surdez que nos procuram”.

Recorde-se que há 35 anos que se iniciou em Coimbra o projeto pioneiro em Portugal de implantes cocleares, tendo-se efetuado até ao momento 1247 implantes dos quais 600 implantes foi em crianças e 647 em adultos.

Luís Filipe Silva adianta ainda que, “apesar da pandemia da Covid-19, o Serviço de ORL manteve a sua produção na área da implantação coclear, tendo efetuado este ano, até ao momento, 28 implantes pediátricos bilaterais e 33 implantes em adultos”.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)