16 de março

Equilíbrio emocional e físico no trabalho de parto em destaque na 7.ª edição do Baby Health Summit

O momento do parto é ainda motivo de ansiedade para muitas famílias devido à desinformação e a alguns mitos transmitidos de geração em geração. Para abordar este desafio e preparar física e emocionalmente as grávidas para o trabalho de parto, o Baby Health Summit está de regresso para a sua 7.ª edição, no dia 16 de março, entre as 10h00 e as 13h00.

Este congresso exclusivamente online e gratuito visa proporcionar informações essenciais para a saúde da grávida e do bebé, abrangendo o período antes, durante e pós-parto. As inscrições estão disponíveis na plataforma.

O pediatra Hugo Rodrigues vai dar início ao Baby Health Summit, aprofundando o papel fundamental dos pediatras nas primeiras horas de vida do bebé. O autor do site Pediatria para Todos e dos livros “O livro do seu bebé” e “O livro mágico do avô João” vai explicar como estes profissionais têm o dever de assegurar a segurança do bebé, intervindo quando necessário.

E porque o momento do nascimento gera um misto de emoções, que oscila entre a felicidade de conhecer o bebé pela primeira vez e os receios do trabalho de parto, a Enf.ª Barbara Sousa, especialista em Saúde Materna e Obstétrica, juntamente com uma recém-mamã, vão explicar tudo sobre as decisões importantes que as grávidas enfrentam, desde o plano de parto até à colheita das células estaminais do cordão umbilical do bebé utilizadas no tratamento de mais de 90 doenças.

Outro aspeto que preocupa as grávidas em relação ao parto é a dor que podem sentir. Por isso, a especialista de MTC integrativa e fundadora do projeto Essence Prime Care, Filipa Teles, estará presente para dar a conhecer os benefícios do recurso à acupuntura para alívio da dor e auxílio na dilatação do colo do útero.

Já a psicóloga Filipa Castanhinha, especialista em gravidez e parentalidade, vai focar no bem-estar emocional da mãe, partilhando informação sobre as formas de prevenção da depressão pré e pós-parto.

Para encerrar, a enfermeira Núria Durães, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e mentora do projeto Babieswhaaat, vai partilhar dicas que guiem as famílias na organização das roupinhas do bebé para o nascimento e primeiros meses de vida.

Fonte: 
Crioestaminal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Crioestaminal