Angelini Pharma vai distinguir melhor projeto universitário com 10 mil euros

Epilepsia – Soluções para uma melhor gestão da doença é o tema da 14.ª edição do Angelini University Award!

A 14.ª edição do Angelini University Award (AUA!) tem como tema Epilepsia - Soluções para uma melhor gestão da doença, e pretende premiar os melhores trabalhos apresentados sobre este tema por jovens universitários. A iniciativa, promovida pela Angelini Pharma em Portugal e que conta nesta edição com o patrocínio científico da Liga Portuguesa contra a Epilepsia (LPCE), vai destacar o melhor projeto com um prémio pecuniário no valor de 10 mil euros.

O prémio destina-se a alunos de licenciatura, pós-graduação ou mestrado nas áreas da saúde – medicina, farmácia, enfermagem, saúde pública, biotecnologia, biomedicina, psicologia e serviço social -, mas, também, a docentes e especialistas. Com esta iniciativa, os participantes têm a oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos mediante um projeto próximo da realidade empresarial e social.

“É com muito orgulho que voltamos a realizar mais uma edição deste prémio que vai permitir a criação de projetos que terão impacto na vida dos doentes com epilepsia. Esta é uma doença que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo e, em Portugal, estima-se que afete entre 40 a 70 mil pessoas. Esta iniciativa vai possibilitar-nos identificar caminhos e soluções relevantes e inovadoras, com aplicabilidade real, de forma a aumentar a literacia da população, melhorar os cuidados e diminuir o estigma social”, afirma Andrea Zanetti, Diretor-Geral da Angelini Pharma Portugal.

Os projetos apresentados poderão ter como base a identificação das necessidades das pessoas com epilepsia; aumento da consciência pública e profissional sobre epilepsia e combate ao estigma social e discriminação; desenvolvimento de plataformas e ferramentas para disponibilização e consulta de informação fidedigna sobre a doença;​ estratégias e soluções para promover a inclusão das pessoas com epilepsia; sistemas de monitorização de doentes;​ evoluções e/ou novidades científicas relacionadas com a doença;​ estudos de caso relevantes; entre outras soluções que contribuam para a satisfação das necessidades das pessoas com epilepsia.

Recorde-se que a epilepsia é uma doença do sistema nervoso central, caracterizada pela ocorrência de crises epiléticas recorrentes que são, habitualmente, de curta duração e a sua frequência varia de pessoa para pessoa. ​Os doentes veem a sua vida condicionada, pois​ devido às convulsões persistentes, estas pessoas apresentam uma maior morbilidade e mortalidade, têm menos oportunidades de emprego e são prejudicadas na sua capacidade de trabalho, acabando por se isolarem e serem excluídas de interações e relações sociais. 

O primeiro e segundo lugar terão um prémio monetário de 10.000€ e 5.000€, respetivamente. O terceiro prémio será eleito através da votação do público e terá um valor ainda a definir. Os critérios de avaliação dos projetos a concurso terão por base a inovação, criatividade, metodologia utilizada, e a aplicação prática e possibilidade de implementação da ideia.

As inscrições já estão abertas e decorrem até 21 de março de 2023. Após uma fase eliminatória e de avaliação, os vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios que vai acontecer no dia 8 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Mais informações sobre os Prémios AUA! em: https://aua.pt/

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Angelini Pharma Portugal