Mais de 42 mil idosos vivem sozinhos

A epidemia da solidão e do isolamento em debate

Evento digital decorre no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, pelas 16h00.

O isolamento social é uma realidade que atinge mais de 42 mil idosos em Portugal. A situação pandémica veio agravar este cenário, tanto nos meios rurais, como em meios urbanos. Para abordar esta realidade, para sensibilizar a sociedade para a mudança de comportamentos que ajudem a combater esta problemática e, também, para dar voz a quem já trabalha no terreno, realiza-se, amanhã (15de junho), o Webinar “Solidão e Isolamento dos Idosos – Presente e Futuro”. O evento é digital e gratuito e decorre no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Um debate urgente que dará voz à análise, visão e experiência de vários especialistas da Área Social e da Psicologia em Portugal.  

Sendo Portugal um país fortemente envelhecido, marcado pelo forte isolamento social desta faixa etária da população, torna-se fundamental encontrar formas de combate a este flagelo. Este foi o ponto de partida para a Asserbiz - uma entidade que coloca a tecnologia ao serviço dos eventos -, decidir promover um evento digital, cuja dimensão e alcance permitissem aprofundar este tema da forma mais abrangente possível, envolvendo agentes sociais e pessoas de todo o país para uma consciência de trabalho coletivo. Com este propósito, a Asserbiz lançou ainda o microsite: https://vamosacabarcomasolidaoeisolamento.pt/

De acordo com a organização do evento, os objetivos do webinar são: mostrar o contexto da realidade no interior e em cada zona geográfica, bem como, as suas as consequências sociais e económicas; abordar as ações já levadas a cabo junto da população idosa; partilhar melhorias e sugestões para o futuro. Para o efeito, o evento contará com a intervenção de vários oradores e organizações especializados na área Social, com testemunhos de técnicos de ação social, psicólogos, entre outros profissionais que acompanham de perto casos de idosos que vivem em profunda solidão e isolamento. 

Os dados do último balanço da Operação Censos Sénior 2020 revelam que: o isolamento é uma realidade que atinge mais de 42 mil idosos em Portugal, com o distrito de Vila Real a concentrar o maior número de casos. Com o objetivo de identificar a população idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, a operação sinalizou 42.439 idosos a viver sozinhos ou em situação de vulnerabilidade nos 18 distritos do país. Lisboa, com 767 sinalizados, e Porto, com 857, são, por outro lado, os distritos do país em que se registaram menos idosos em situação de vulnerabilidade. 

Para Nuno Seleiro, representante da Asserbiz e coordenador da organização e produção do evento: “Este webinar é uma oportunidade para sensibilizar a comunidade para a importância do trabalho coletivo no combate a este flagelo que existe, não só, em contexto rural, como também, em contexto urbano. Esperamos alcançar uma grande parte da população e chegar a todo o país, de forma a debatermos e transmitirmos globalmente novas estratégias e formas de atuar em situações de solidão e isolamento nos idosos. Encaramos ainda a realização deste webinar como uma oportunidade de mostrar que o digital pode aproximar, pode permitir que participantes de todo o país (e não só), possam debater ideias e soluções sobre este tema tão pertinente. O isolamento e a solidão também são formas de violência.” 

Margarida Conde, responsável pela organização do webinar, espera que o evento permita ampliar a mensagem da importância de cuidar da terceira idade e muscular as medidas de proteção: “Esperamos robustecer a consciencialização da sociedade em geral, para a necessidade de reforçar a atenção, a preocupação e a solidariedade para com os idosos nesta situação.”

Residente na aldeia de Cortes, no concelho de Góis, - aldeia constituída por uma população fortemente envelhecida - Margarida Conde afinou a sua sensibilidade para a problemática através de um projeto académico que desenvolveu, onde realizou várias entrevistas a idosos, de forma a documentar a partilha de histórias, vivências, experiências e saberes da sua aldeia. “Os saberes dos idosos são provas vivas das riquezas e das vivências dos nossos antepassados que devem perpetuar no tempo, são parte da história de um povo. É um dever, de todos nós, cuidar e proteger os nossos idosos”, sublinha.  

A participação no Webinar “Solidão e Isolamento dos Idosos – Presente e Futuro” é gratuita e aberta ao público em geral. Atualmente, o webinar já conta já com mais de 200 participantes inscritos, de todas as regiões de Portugal Continental e ilhas. O evento realiza-se dia 15 de junho, às 16h00, é 100% online e será emitido um certificado de participação. 

Tópicos a abordar no evento:

– Os fatores de risco comuns para os tipos de isolamento e solidão;

– O isolamento e a solidão dos idosos antes e depois da pandemia COVID-19;

– O isolamento e a solidão no meio rural e no meio urbano; 

– Como pode a sociedade ajudar a combater o isolamento social e a solidão?

– O isolamento e a solidão no Futuro.

Fonte: 
Comunicar-se
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Comunicar-se