Vacina contra a Covid-19

Ensaios clínico mostram eficácia de 90% da vacina da Pfizer

Os primeiros resultados da terceira fase de ensaios clínicos da vacina contra a COVID-19 da farmacêutica norte-americana Pfizer e da alemã BioNTech revelam que a vacina tem uma eficácia de 90%.

O laboratório farmacêutico Pfizer anunciou hoje que a sua vacina contra a COVID-19 é "90% eficaz", de acordo com a primeira análise intermediária dos testes de fase 3, a última etapa antes do pedido formal de homologação, avançaram hoje os órgãos de comunicação.

A eficácia de proteção ao vírus SARS-CoV-2 foi alcançada sete dias depois da segunda dose da vacina e 28 dias após a primeira, anunciou o grupo norte-americano em comunicado conjunto com a empresa BioNTech. "Os primeiros resultados da fase 3 do nosso teste de vacina contra a COVID-19 apresentam as provas iniciais da capacidade da nossa vacina para prevenir esta doença", confirmou o presidente da Pfizer, Albert Bourla, no Twitter.

"Demos um passo importante e estamos mais perto de prover aos cidadãos do mundo esta vacina, tão necessária para contribuir para acabar com esta crise sanitária mundial", escreveu.

Segundo a farmacêutica garante a vacina não provocou efeitos secundários graves nos voluntários e que não houve diferenças significativas nos níveis de proteção desenvolvidos contra o novo coronavírus pelos vários participantes. Esta informação foi avançada nas redes sociais pelo grupo.

De acordo com as projeções, é possível a disponibilização de 50 milhões de doses no mundo até ao final do ano e até 1,3 mil milhões em 2021.

O estudo foi realizado depois de 94 participantes nos ensaios clínicos terem sido diagnosticados com COVID-19, metade dos quais vacinados com o fármaco em teste e outra metade com um placebo. O estudo vai manter-se até chegar a uma amostra total de 164 participantes.

 

 

 

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay