Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros organiza webinar

Enfermeiros discutem “Parentalidade Positiva e Consciente”

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai organizar o Webinar Saber+2.0: Parentalidade Positiva e Consciente, no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a partir das 21h.

Saber+2.0: Webinar Parentalidade Positiva e Consciente irá decorrer no dia 1 de junho, das 21h às 23h, através da plataforma online Cisco Webex.

O desenvolvimento e experiência profissional, nas mais diversas áreas da intervenção dos enfermeiros, obrigam a que se atente à família que cada um traz consigo, às relações interpessoais e familiares inerentes aos processos de cuidar e que precisam estar patentes nos planos de cuidados definidos.

As nossas intervenções e capacidade de cuidar dependem, não só de conhecimento técnico-científico, mas, também, de um saber ser, estar e sentir que nos regula no nosso próprio equilíbrio. Se cada enfermeiro que tem crianças ao seu cuidado estiver sobressaltado porque não consegue o equilíbrio consigo ou com os seus, não será fácil conseguir cuidar e estruturar planos de intervenção para o equilíbrio com os outros.

Este webinar pretende promover uma reflexão na ação que se transverta em estratégia regeneradora do quotidiano de cada um e que, concomitantemente, contribua para habilidades promotoras de um exercício profissional cabal e de um “chegar a casa” tranquilo e que permita continuar a trilhar o caminho.

Pretende-se conversar sobre ferramentas e estratégias que permitam identificar focos de atenção para que se intervenha ou se encaminhe a intervenção adequada, assim como promovam estilos de vida saudáveis.

A promoção do equilíbrio do quotidiano da vida é fundamental à ponderação necessária para o exercício profissional prudente.

André Maravilha, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia (Centro Hospitalar Lisboa Central); Joana Pinto, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Certificada em Parentalidade Consciente e Babyoga, da Unidade Cuidados na Comunidade Feira Norte; e Mikaela Övén, especialista em Mindfulness, Heartfulness & Parentalidade Consciente, integram o painel de palestrantes desta atividade.

A moderação ficará a cargo de Helena Catarino, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica e Professora Coordenadora na Escola Superior Saúde – Instituto Politécnico Leiria.

Este Webinar, com atribuição de 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional, é aberto a todos os enfermeiros com interesse pela temática, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único AQUI.

 

 

Fonte: 
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros