Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros contra vacinação prioritária dos políticos

Depois da Ministra da Saúde, Marta Temido, ter anunciado que os políticos vão começar a ser vacinados no decorre da próxima semana, a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros, mostra-se contra a aplicação desta medida, sem que todos os enfermeiros estejam vacinados.

“Há milhares de enfermeiros, quer do SNS, quer do setor privado, social e que prestam serviços como trabalhadores independentes, que, até ao momento, ainda não foram inoculados com a vacina contra a Covid-19”, escreve a SRCentro num comunicado que fez chegar, esta tarde, aos órgãos de comunicação social.

Segundo Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros, “é inadmissível que, aqueles que cuidam e estão em contacto direto com os doentes (Covid ou não-Covid), sejam preteridos em prol dos que exercem cargos políticos e que podem desempenhar as suas funções em regime de teletrabalho”.

“Não podemos permitir que estes profissionais de saúde tenham que esperar até ao final de abril para receberem a(s) primeira(s) dose(s) da vacina contra o novo Coronavírus”, sublinhou o Presidente do Conselho Diretivo da SRCentro, Ricardo Correia de Matos.

E acrescenta, “num momento em que a escassez de enfermeiros é assustadora, o Governo escolhe vacinar os seus próprios membros. Isto é inaceitável!"

A SRCentro, deste modo, que a Task Force que coordena o Plano de Vacinação contra a Covid-19 tenha em consideração “esta situação e passe a abranger, no imediato, a vacinação destes profissionais de saúde”.

 

Fonte: 
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay