Teresa Fraga, Diretora da única Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos no país

Enfermeira portuguesa entre os 10 melhores do mundo - Aster Guardians Global Nursing Award 2023

Teresa Fraga, enfermeira e diretora do Kastelo – Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças, foi nomeada para o prémio de enfermagem Aster Guardians Global Nursing Award 2023.

O reconhecimento internacional do trabalho de Teresa Fraga surge no âmbito da sua intervenção comunitária. O Kastelo foi fundado em 2016 com apoio da União Europeia, com o objetivo de colmatar a grande lacuna no acompanhamento de crianças com patologia crónica.

Situado em São Mamede de Infesta, Matosinhos, o Kastelo investe todo o seu esforço na qualidade de vida destas crianças, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento cognitivo, e fazendo dos cuidados paliativos infantis um esforço comunitário. “O Kastelo é um projeto pioneiro em Portugal, que tem como principal propósito reduzir o tempo de internamento das crianças no hospital e proporcionar o acesso a fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, um professor, uma educadora, pediatras e enfermeiros especializados. A nossa filosofia é dar vida aos dias destas crianças e das suas famílias”, declara.

A enfermeira portuguesa faz parte do grupo de 10 finalistas resultante de 51 mil inscrições provenientes de países de todo o mundo. Além de Portugal, no Top 10 de nomeados para o prémio Aster Guardians Global Nursing Award 2023, estão ainda representados as Filipinas, Índia, Inglaterra, Irlanda, Panamá, Quénia, Singapura, Tanzânia e Emirados Árabes Unidos.

Os finalistas, cujas histórias “merecem destaque mundial na capacitação de comunidades e no enriquecimento da profissão de enfermagem” de acordo com a Aster DM Healthcare, participarão num debate com um painel independente de especialistas na área da saúde. Após votação pública, o vencedor será anunciado a 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, na cerimónia Aster Guardians Global Nursing Award 2023, em Londres, e premiado com 250.000,00 USD, a aplicar na instituição em que o vencedor trabalha.

 

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.