11.ª Reunião Nacional de Unidades de Acidente Vascular Cerebral

Encontro virtual reúne Unidades de AVC de todo o país para debater o estado da arte da patologia

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), organiza, no próximo dia 18 de setembro, a 11.ª Reunião Nacional de Unidades de Acidente Vascular Cerebral (UAVC), pela primeira vez em formato exclusivamente virtual. As mais recentes evidências em torno do tratamento agudo do AVC, a análise de ensaios clínicos multinacionais e a reorganização dos cuidados aos doentes em contexto de pandemia serão alguns dos temas em debate.

Com este evento, pretende-se garantir a atualização científica dos profissionais de saúde dedicados à abordagem do AVC, partilhando experiências entre as várias equipas das UAVC distribuídas por todo o país.

“A doença vascular cerebral e os doentes com AVC cada vez mais merecem a nossa atenção, sobretudo nesta época de grandes desafios por causa da pandemia COVID-19”, afirma Patrícia Canhão, vice-presidente da SPAVC. “Por isso, a pertinência de manter a Reunião das Unidades de AVC, desta vez em formato virtual, trazendo a oportunidade de falar de progressos científicos e de como os aplicar na vida real”.

A preceder a abertura da reunião, a iniciativa Angels promove uma sessão sob o mote “Dar à vida uma oportunidade”, onde será apresentada uma “Task Force” em Enfermagem dedicada ao acompanhamento dos doentes com AVC; bem como o projeto “Melhora quem sabe”, visando a monitorização e melhoria do tratamento agudo do AVC.

Da parte da tarde, entre as 14h15 e as 19h, os temas incidem na fase aguda do AVC, bem como na prevenção secundária e acompanhamento dos doentes na era COVID-19.

“Os tópicos escolhidos inserem-se nas principais preocupações de quem trabalha nas Unidades de AVC. Numa primeira sessão falar-se-á de trombólise depois das 4,5 horas de evolução e dos benefícios esperados em doentes selecionados”, aponta Miguel Rodrigues. “De igual forma, será abordada a trombectomia e como selecionar os doentes de acordo com a fisiologia do AVC e não apenas de acordo com a cronologia dos eventos”.

De destacar ainda a análise dos principais ensaios clínicos de grande dimensão que foram divulgados em maio, como sessão antecipada de novidades do Congresso da ESO e WSO. “A sua relevância justificou que fossem apresentados em maio e não em novembro, data para a qual foi alterado o programa principal do congresso ESO-WSO, pelo que consideramos importante partilhá-los também agora, na reunião das Unidades de AVC”, explica o médico neurologista, também da Direção da SPAVC.

Esta formação virtual é dirigida especialmente às equipas multidisciplinares das várias UAVC do país, mas também aberta profissionais ligados à área da saúde, com interesse em aprofundar os seus conhecimentos sobre AVC. “A SPAVC empenha-se em que a sua mensagem chegue aos vários elementos envolvidos na atividade diária das Unidades de AVC, de forma a conseguir melhores resultados assistenciais”, acrescenta o especialista.

São esperados centenas de profissionais e uma participação ativa entre pares. “Os vários webinars que a SPAVC promoveu nos últimos meses demonstraram a adesão de muitos profissionais de saúde para discussão de vários temas. Esperamos que o mesmo formato virtual permita manter o convívio “pessoal” e “científico” que estas reuniões das Unidades de AVC nos têm habituado ao longo dos anos”, conclui Patrícia Canhão.

As inscrições são gratuitas, através do e-mail [email protected], bastando enviar o seu nome, especialidade e local de trabalho.

Todos os detalhes podem ser consultados na página web do evento em www.spavc.livewebinar.pt/11uavc.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock