“PhDoing – Hoje Ciência, Inovação Amanhã!”

Encontro promovido por estudantes de doutoramento dedica dois dias à Ciência e à Inovação

“PhDoing – Hoje Ciência, Inovação Amanhã!” é o mote para o primeiro encontro científico organizado pelos estudantes de doutoramento do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e do Programa de Doutoramento em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). A realizar-se na sexta-feira e no sábado (dias 26 27), na Unidade Central da FMUC (Pólo II da IUC Ciências da Saúde), este encontro será o palco para a partilha de projetos científicos que os estudantes do iCBR e da FMUC se encontram a desenvolver nos seus doutoramentos.

 

Aberto a toda a comunidade, o evento decorre entre as 9h00 e as 18h30, na sexta-feira (26), e entre as 9h00 e as 12h45, no sábado (27). A sessão de abertura, pelas 9h00 de sexta-feira, vai contar com a presença de Amílcar Falcão (Reitor da Universidade de Coimbra), Joaquim Murta (coordenador do Programa de Doutoramento), António Jorge Ferreira (diretor de Gabinete de Estudos Avançados da FMUC), e Henrique Girão (diretor do iCBR-FMUC e coordenador do Programa de Doutoramento. Para a tarde de sábado, 27, está também previsto um programa de atividades lúdicas, que vai decorrer depois de um almoço-convívio.

O programa do PhDoing é constituído por diversas apresentações (de três a dez minutos de duração) das investigações levadas a cabo pelos doutorandos. Estão igualmente previstas apresentações dos oradores Miguel Prudêncio (iMM - Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Universidade de Lisboa), Tobias Silva (Bluepharma), Catarina Resende de Oliveira (FMUC, AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) e João Correia (Flying Sharks), no dia 26, e de Filipe Palavra (FMUC, CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), no dia 27 de maio. No segundo dia do evento, também vai ter lugar uma mesa-redonda com intervenções de Carlos Robalo Cordeiro (FMUC, CHUC), Carlos Santos (CHUC), Catarina Resende de Oliveira (FMUC, AICIB), Carlos Cortes (Ordem dos Médicos – presença a aguardar confirmação) e Henrique Girão (iCBR-FMUC).

“A investigação realizada no iCBR e na FMUC procura colmatar as lacunas entre a ciência fundamental e a ciência clínica, permitindo abordar as questões científicas desde a molécula até ao Homem. Este objetivo só pode ser alcançado através da colaboração estreita entre investigadores e clínicos. Por isso, a partilha de conhecimentos, proporcionada por um evento como este, é vital”, perspetiva a organização do PhDoing.

Assim, o evento dá oportunidade aos estudantes das mais diversas etapas dos seus doutoramentos, em áreas distintas, mas complementares, para partilharem as suas ideias, os seus resultados e receberem comentários e sugestões, promovendo um ambiente estimulante de partilha e de união, que permita o fortalecimento e a formação de novas colaborações.

Mais informações sobre esta iniciativa poderem ser solicitadas através do endereço de e-mail [email protected]

Fonte: 
Freepik
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade de Coimbra