Dia Mundial das Hepatites assinala-se a 28 de julho de 2022

Encontro "Erradicação Universal da Hepatite C" decorre hoje em Ponta Delgada

A ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores promove hoje, entre as 9h30 e as 12h30, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, um encontro sob o mote "Erradicação Universal da Hepatite C". Esta iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial das Hepatites, que se assinala esta quinta-feira.

A sessão de abertura vai contar com a presença de Clélio Meneses, Secretário Regional da Saúde e Desporto do Governo dos Açores, Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e Gil Sousa, Presidente da Direção da Arrisca.

Na primeira parte do encontro decorre a apresentação “Estratégia para Erradicação Universal da Hepatite C”, que ficará a cargo de Maria Antónia Duarte, diretora do serviço de Gastroenterologia do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, seguindo-se a apresentação do projeto “HépaerradiCar”, por Suzete Frias, diretora-geral da ARRISCA.

Este evento, aberto ao público em geral, pretende informar e sensibilizar a comunidade local sobre as hepatites virais, encorajando a prevenção, diagnóstico através de rastreio precoce e tratamento, no sentido de se cumprir as respetivas metas para 2030, ou seja, a Erradicação da Hepatite Viral como ameaça global à Saúde Pública.

“Com esta sessão pretendemos dar a conhecer o projeto “HépaerradiCar”, que é um programa de eliminação de hepatite C a decorrer nesta região, e assenta essencialmente numa abordagem de rastreio à população mais vulnerável e numa fase posterior de rastreio à população em geral”, refere Suzete Frias, diretora-geral da ARRISCA, salientando que “queremos rastrear 60% da nossa população até dezembro, e além disso reencaminhar os doentes para tratamento acompanhando-os durante esse período de forma a levá-los a terminar o tratamento e erradicar a doença”.

A par desta iniciativa, está prevista para outubro, a realização de uma ação de formação, mais técnica e clínica, para os médicos de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), ligada ao tema da hepatite C e possivelmente da co-infeção.

Esta iniciativa conta com o apoio da AbbVie, Rotary Club de Ponta Delgada e Laboratórios Germano de Sousa e com a chancela do Governo dos Açores.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores