Pode o desporto ajudar?

As empresas estão preocupadas com a saúde dos seus colaboradores

Foi no âmbito da conferência ‘Fórum RH’ que os responsáveis de recursos humanos de várias empresas partilharam a sua preocupação com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores e os desafios enfrentados quando é necessário adotar um plano de ação que tenha, de facto, impacto no seu dia-a-dia e nas suas vidas.

Moderada por Afonso Rodrigues, Team Lead International Growth do Urban Sports Club, a conversa sobre este tema contou com a participação de Hugo Protázio, Diretor de Recursos Humanos da JCDecaux Portugal; Patrícia Rijo, People Business Partner da Volkswagen Digital Solutions; João Álvaro, HR Business Partner (Compensation & Benefits) da Teya e Patrícia Silva, Chief Happiness Officer da BOOL.

Tendo como ponto de partida a necessidade de combater o estigma em torno da saúde mental e de enfatizar a importância de as empresas levarem a cabo planos de ação capazes de auxiliar os colaboradores, cada um dos participantes partilhou ações que já está estão a implementar, dificuldades que enfrentam no dia-a-dia e o tipo de programas e benefícios que têm trazido maior sucesso.

De forma geral, foi unânime que não há um plano de ação que funcione para todas as empresas: é fundamental conhecer o perfil dos colaboradores, em que áreas trabalham, o que lhes cause mais stress e que tipo de benefícios mais valorizam. Há, no entanto, o sentimento comum, e em alguns casos já comprovado, de que o desporto corporativo tem um impacto muito positivo nas equipas e na motivação dos colaboradores.

Patrícia Silva, Chief People Officer da Bool, trouxe para a conversa as vantagens já comprovadas que a oferta de um benefício teve na empresa: a subscrição do Urban Sports Club. A possibilidade de praticarem exercício onde e quando querem, trouxe aos colaboradores uma flexibilidade que antes não tinham e um benefício que promove o seu bem-estar, a sua saúde física, mas também o convívio entre equipas fora do ambiente de trabalho – um sucesso na Bool.

Patrícia Rijo, People Business Partner da Volkswagen Digital Solutions, partilhou que, na empresa, além da oferta de benefícios, o foco é promover uma cultura aberta entre colaboradores onde “it 's ok not to be ok”, quebrando assim o estigma à volta das conversas sobre saúde mental, ansiedade e stress.

Já Hugo Protázio, Diretor de Recursos Humanos da JCDecaux Portugal, reforçou a ideia de que é fundamental as empresas alinharem as suas iniciativas ao negócio em questão. Com igual nível de importância, referiu a necessidade de analisar métricas de sucesso de forma a perceber se as medidas e ações adotadas estão a ter um impacto positivo nos colaboradores ou se têm de ser adaptadas.

João Álvaro, HR Business Partner (Compensation & Benefits) da Teya reforçou, também, as vantagens da aposta na promoção da saúde por meio da atividade física. Segundo ele, a prática de exercício físico tem trazido inúmero benefícios para os colaboradores da Teya não só a nível físico, mas também em termos psicológicos.

É, assim, evidente que a oferta de um benefício que ajude a promover a saúde física e incentive a prática de exercício é, não só valorizado pelos colaboradores, como tem resultados comprovados na relação entre as equipa e na produtividade.

É ainda fundamental que cada empresa perceba, mediante o perfil dos seus colaboradores, qual o plano de ação mais adequado que terá maior impacto na sua dinâmica corporativa. 

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.