Avaliação dos benefícios e riscos do fármaco

EMA vai avaliar novo tratamento para a Covid-19 à base de anticorpos monoclonais

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recebeu um pedido de estudo, com vista a uma autorização na União Europeia (UE) do Ronapreve, para um “cocktail” de anticorpos monoclonais desenvolvido pelas empresas Regeneron e Roche para o tratamento e prevenção da Covid-19.

A agência está a avaliar a licença de marketing solicitada pela Roche Registration GmbH para a aprovação do fármaco que combina os anticorpos monoclonais casirivimab e imdevimab, para tratar adultos e adolescentes com mais de 12 anos que não necessitam de oxigénio suplementar e estão em risco acrescido de desenvolver Covid-19 grave.

Esta combinação de anticorpos  monoclonais também poderia ser usada na prevenção da doença em adultos e adolescentes com mais de 12 anos, de acordo com os dados da Comissão de Medicamentos Humanos (CHMP).

A EMA estima que poderá concluir a sua avaliação dos benefícios e riscos do fármaco num período "reduzido" de dois meses, dependendo da robustez dos dados apresentados pela empresa farmacêutica, e desde que não sejam necessárias informações adicionais para apoiar a análise.

A agência iniciou uma revisão em tempo real dos dados deste tratamento que combinam anticorpos monoclonais já em fevereiro, depois de ver que "os resultados preliminares de um estudo indicam um efeito benéfico do fármaco na redução da quantidade de vírus no sangue (carga viral) em pacientes não hospitalizados" que o contraíram.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay