Comité de Medicamentos Humanos

EMA recomenda condições de armazenamento mais flexíveis para a vacina da BioNTech/Pfizer

O comité de medicamentos humanos da EMA (CHMP) recomendou uma alteração das condições de armazenamento aprovadas para a Comirnaty, a vacina Covid-19 desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer, para facilitar o tratamento da vacina em centros de vacinação em toda a União Europeia (UE).

Esta alteração alarga o período de armazenagem, aprovado do frasco descongelado por abrir a 2-8°C (isto é, num frigorífico normal após a retirada de condições de congelação), de cinco dias para um mês (31 dias).

Segundo faz saber, esta alteração foi aprovada na sequência da avaliação dos dados adicionais do estudo de estabilidade apresentados à EMA pelo titular da autorização de introdução no mercado. Com esta medida a Agência Europeia de Medicamentos, espera “que uma maior flexibilidade no armazenamento e manuseamento da vacina tenha um impacto significativo no planeamento e na logística da aplicação de vacinas nos Estados-Membros da UE”.

As alterações descritas vão ser incluídas nas informações publicamente disponíveis sobre a Comirnaty no website da EMA e vão ser implementadas pelo titular da autorização de introdução no mercado na rotulagem atualizada do produto.

 

Fonte: 
Agência Europeia do Medicamento
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay