Desconfinamento

Em Lisboa, Centros comerciais abrem partir de 15 de junho

A 15 de junho deixa de haver restrições ao desconfinamento na Área Metropolitana de Lisboa. A partir desta data podem abrir os centros comerciais e as Lojas do Cidadão, afirmou o Governo

“Decidimos eliminar, a partir da próxima segunda-feira, as restrições que ainda existem diferenciadas relativamente ao conjunto do país, designadamente permitir a abertura dos centros comerciais de acordo com as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde”, afirmou António Costa depois da reunião de Conselho de Ministros.

Já na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, a Diretora-Geral da Saúde, explicou porque se considera que estão criadas as condições para que estes estabelecimentos possam abrir também na Área Metropolitana de Lisboa. Graça Freitas lembrou que “os centros comerciais vão abrir com regras muito estritas de circulação de pessoas”, sublinhando que “circuitos estão muito bem delimitados e desde que sejam cumpridos estes fluxos, e as entradas e saídas sejam respeitadas para não haver ajuntamentos, não me parece que exista um risco muito grande de propagação da doença”.

“Se cumprirmos as regras, a utilização de grandes superfícies pode ser feita de forma segura”, afirmou a Diretora-Geral, lembrando que é necessária a autorresponsabilização de quem frequenta estes espaços e que compete às entidades que gerem estas estruturas a supervisão dos utilizadores.

Há cerca de duas semanas, o Governo decidiu adiar na AML o levantamento de algumas restrições previstas na terceira fase de desconfinamento, impondo regras especiais sobretudo relacionadas com atividades com “grandes aglomerações de pessoas”.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay