Escrevem investigadores

Efeitos secundários das vacinas Covid-19 podem ser um sinal de eficácia

Os imunologistas da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, revelam que os efeitos secundários das vacinas do coronavírus devem ser acolhidos como um sinal de eficácia, e não como algo que deve causar medo nas pessoas.

O rápido desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra a SARS-CoV-2 trouxe esperança de que, em breve, a pandemia global Covid-19 possa ser controlada. No entanto, a vacinação permanece incompleta em muitos países desenvolvidos e está cada vez mais atrasada nos países do mundo em vias de desenvolvimento, avança a edição digital do jornal El Mundo, de hoje. 

Por outro lado, as dúvidas sobre as vacinas, motivadas em parte pelo medo dos efeitos secundários documentados nas revistas científicas e nos meios de comunicação social, podem impedir a população mundial de alcançar a imunidade em grupo.

Estas dúvidas são especialmente verdadeiras para os jovens, que geralmente suportam bem a infeção por Covid-19, com o mínimo ou mesmo nenhum sintoma. Além disso, está bem documentado que as vacinas podem ter efeitos colaterais significativos. Refere-se, aliás, que o medo dos efeitos secundários pode aproximar-se do medo que algumas popuções têm da própria infeção SARS-CoV-2. 

Para tranquilizar aqueles que têm reservas em relação às vacinas, os autores de uma artigo de opinião, publicado na revista 'Science Imunology', sugerem que "é muito provável, mas não comprovado, que os efeitos secundários das vacinas sejam simplesmente um subproduto de uma breve explosão de interferão de tipo I com a indução de uma resposta imunitária eficaz".

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay