Profissionais estão em risco

“É urgente a criação dos Centro Covid-19”, alerta Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros

É urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio, alerta Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Centro.

De acordo com o dirigente todos os dias surgem novas cadeias de transmissão ativas dentro dos hospitais e centros de saúde.  Uma realidade que diz ser “absolutamente drástica para o SNS, para as pessoas e para os profissionais de Saúde!”

Em comunicado, Ricardo Correia de Matos salienta que “é urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio”

E vai mais longe sugerindo que “na área dos Hospitais de referência, deve ser isolado um edifício dedicado exclusivamente, ao diagnóstico e isolamento das pessoas suspeitas ou infetadas que ainda não necessitem de cuidados intensivos”.

“Precisamos de parar rapidamente a cadeia de contágio nos profissionais de saúde. Mais uma vez, todos os doentes com sintomatologia respiratória devem ser tratados como casos suspeitos. Sem o devido Equipamento de Proteção Individual, os profissionais de saúde não podem avançar!”, sublinha Ricardo Correia de Matos.

 

Fonte: 
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros