Estudo

Dormir com roupa apertada é prejudicial à saúde e causa envelhecimento precoce

O envelhecimento é um processo natural que acomete todos os seres vivos. Mesmo assim, é também uma das principais preocupações de diversas pessoas que adotam diferentes hábitos para esconder as marcas do tempo e até mesmo retardá-las. Porém, muitas pessoas não sabem que comportamentos comuns como dormir com roupas apertadas podem influenciar nesse processo e prejudicar a saúde.

No seu estudo aprovado pelo comité do núcleo de pesquisa institucional do Centro Universitário de Itajubá - FEPI, o neurocientista, biólogo, com formação em neuropsicologia e antropólogo luso-brasileiro,  Fabiano de Abreu Agrela, procurou compreender o papel da melatonina e das roupas apertadas no envelhecimento. “O neurotransmissor que tem relação com o envelhecimento é libertado no início do período noturno, quando cai a iluminação natural e tem seu pico durante a madrugada auxiliando no sono”, explica.

De acordo com o neurocientista, pode-se definir o envelhecimento como o processo de substituição das células somáticas, que morrem e são substituídas por novas. “Ao envelhecer, fisiologicamente ocorre a perda do tecido fibroso, diminuição da renovação celular e a redução da rede vascular e glandular”, detalha. Além disso, diversos fatores podem interferir no ciclo de renovação das células como stresse oxidativo ou questões genéticas como alterações no DNA.

A pressão exercida na pele pelas roupas prejudica a excreção de diversas substâncias, entre elas a melatonina, responsável por manter uma boa qualidade de sono. “As roupas apertadas também aumentam a temperatura corporal durante a noite, prejudicando a secreção de melatonina”, pontua o neurocientista.

A melatonina possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ou seja, afeta diretamente no envelhecimento e ao ter um distúrbio de secreção dela, consequentemente, favorece o envelhecimento precoce. “Não só pela questão do envelhecimento, mas por outras questões de saúde também, é importante usar roupas largas e confortáveis para garantir uma boa noite de sono e o devido funcionamento dos neurotransmissores em suas diversas funções”, aconselha Fabiano de Abreu Agrela, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, representante e membro Redilat, rede de cientistas latino-americanos, professor na Universidad Santander de México e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.

 

 

 

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MF Press Global