Tema será discutido em evento virtual

Doentes com cancro de mama avançado devem ter prioridade na vacinação de Covid-19

Os doentes com cancro da mama avançado deverão ser uma prioridade na vacinação COVID-19 e a 2ª dose dever ser administrada precocemente, não mais do que 3 a 4 semanas após a 1ª dose. Esse tema estará em debate no ABC6 que decorre virtualmente a partir de Lisboa entre 4 e 6 de novembro.

Alexandru Eniu (MD, PhD), médico oncologista e médico chefe do Hôpital Riviera-Chablais, Rennaz, Suíça, concluiu que as evidências até o momento mostraram que as vacinas são seguras para os doentes com cancro, não havendo diferenças entre as diferentes vacinas. No entanto as vacinas baseadas em vírus inativados não devem ser usadas em doentes com cancro. Segundo o especialista, a vacinação não deve ser adiada para os doentes que integram ensaios clínicos para tratamentos oncológicos nem deve impedir que os doentes sejam incluídos nesses ensaios.

Para doentes com tumores sólidos como o cancro da mama, as pesquisas mostram que 80% tiveram respostas imunes após a segunda dose. "Embora a magnitude da resposta imunológica induzida pela vacina seja um pouco reduzida em doentes com cancro, ainda é melhor do que nada e pode protegê-los contra a COVID-19. As respostas de anticorpos devem ser interpretadas com cautela, pois são apenas um indicador da possível proteção proporcionada pela vacina; no entanto, as evidências indicam que a vacinação de doentes oncológicos deve ser prioridade, pois os benefícios superam os riscos", disse Eniu, que também é vice-diretor científico da Escola Europeia de Oncologia.

"Vários estudos até agora mostram que as vacinas COVID-19 são seguras para doentes com cancro, sem efeitos colaterais ou apenas com efeitos colaterais leves. É importante ressalvar que, para doentes que são tratados com imunoterapia, como é o caso de muitos doentes com cancro da mama avançado, a vacina não exacerba os efeitos colaterais relacionados à imunidade. Mesmo em doentes que tiveram efeitos secundários anteriores relacionados com a sua imunoterapia, os efeitos secundários relacionados com a vacina são moderados. O mesmo se aplica aos doentes que estão a ser tratados com quimioterapia".

Destacando um estudo recente da vacina Moderna, ele referiu que uma minoria significativa de doentes com tumores sólidos não desenvolvem uma resposta adequada de anticorpos ao coronavírus: 7% em pacientes que recebem imunoterapia, 16% em pacientes que recebem quimioterapia e 11% em pacientes que recebem ambos. "Além disso, apenas um terço dos pacientes tem uma resposta adequada de anticorpos após uma dose, razão pela qual a segunda dose é tão importante", explicou.

No início da pandemia, os médicos oncologistas enfrentaram a incerteza sobre as melhores formas de cuidar dos seus doentes. "Tivemos de aprender à medida que íamos avançando", disse ele. "Agora temos respostas a muitas perguntas. No entanto, ainda não sabemos ao certo qual o nível de anticorpos suficientemente elevado para ser uma proteção eficaz contra a COVID-19 e quanto tempo dura a proteção. Ainda não há evidências suficientes sobre a eficácia de doses adicionais de reforço, ou se são necessárias medidas alternativas". Um estudo mostrou que num pequeno grupo de apenas 20 doentes que receberam uma terceira dose de vacina, houve um aumento modesto, mas consistente e estatisticamente significativo nos anticorpos. As diretrizes atuais recomendam uma terceira dose para doentes moderada a severamente imunocomprometidos dentro de um ano a partir da primeira dose e pelo menos quatro semanas após a segunda dose”.

Neste sentido o especialista apelou a esforços globais para melhorar a desigualdade atual no planeamento, financiamento, aquisição e implementação de programas de vacinação eficazes.

"O acesso global não tem sido equitativo. Os países mais ricos dominam o acesso ao fornecimento de vacinas e a COVAX cobre apenas 20% das populações dos países beneficiários. Algumas populações não têm acesso a vacinas de qualquer tipo. Há uma necessidade urgente de programas de vacinação a serem implementados. É muito importante que eles incluam doentes oncológicos, seus cuidadores e profissionais de saúde", concluiu o Eniu.

A Laura Biganzoli (MD), diretora interina da Divisão de Oncologia Médica e diretora da Unidade de Mama do Hospital Santo Stefano, Prato, Itália, sublinhou: "A pandemia COVID-19 criou muitos e inesperados desafios. Encontrámo-nos perante uma emergência sem saber exatamente como agir". Mas também nos revelou oportunidades para melhorar os cuidados com os pacientes”.

Ela, juntamente com oncologistas de todo o mundo, rapidamente implementaram medidas para tentar prestar os melhores cuidados possíveis aos doentes, muitas vezes remotamente, para reduzir o risco de exposição à infecção pela COVID-19. Estas medidas incluíam reuniões entre diferentes profissionais de saúde envolvidos nos cuidados dos doentes, realizadas através de videoconferência e confiando mais no seu próprio julgamento clínico e dependendo menos dos resultados de imagem e investigação radiológica da resposta do tumor ao tratamento. Consultas realizadas remotamente via telefone ou online, sistemas de recolha de medicamentos fora do hospital, e a capacidade de administrar medicamentos em casa. Os médicos também consideraram com maior atenção a probabilidade de benefícios reais dos tratamentos, após os anteriores terem falhado, e se os doentes poderiam beneficiar de "férias" do tratamento.

No entanto, Biganzoli disse que, embora estas medidas tenham tido o potencial de tornar os serviços oncológicos mais acessíveis a longo prazo, elas tiveram um custo: "na minha experiência, os pacientes e seus familiares tiveram dificuldade em aceitar medidas que introduzissem uma distância física entre eles e os clínicos. Este foi particularmente o caso de doentes frágeis e mais idosos. A empatia e, por vezes, o contacto físico são componentes essenciais no tratamento de doentes com cancro da mama metastático. A COVID-19 privou-nos disto e não é fácil essa transmissão virtual. Isto reforçou a nossa determinação em não deixar os nossos doentes sentirem-se sós e a importância da colaboração com o prestador de cuidados".

Presidente da conferência ABC6, Fatima Cardoso, Directora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud em Lisboa, Portugal, que não esteve envolvida na investigação, disse: "Estas duas apresentações dão algumas respostas e tranquilizam os nossos doentes com cancro da mama avançado em relação à COVID-19. Elas mostram como nos estamos a adaptar aos desafios apresentados pela pandemia para que possamos continuar a prestar os melhores cuidados possíveis aos nossos pacientes". Destacam também o impacto emocional e psicológico da pandemia nos doentes com cancro e nos seus prestadores de cuidados. A telemedicina tem vantagens, mas também vários inconvenientes, especialmente para os pacientes com cancro avançado. A apresentação do Professor Eniu sublinha a importância para todos, especialmente para os doentes com cancro da mama, de serem protegidos da infecção por COVID-19, sendo vacinados o mais rapidamente possível, se ainda não tiverem sido vacinados. Para doentes oncológicos que receberam as primeiras doses de vacina durante tratamentos imunossupressores, uma terceira dose precisa ser considerada. Isto irá salvar vidas”.

 

 

Fonte: 
M Public Relations
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock